Pães

PÃO DE LEITE FOFINHO (FLUFFY MILK BREAD)

Estava procurando uma receita de PÃO DE LEITE que ficasse parecido com os que a gente compra em padaria, fofos, de casca fina, mas sempre que tentava fazer o pão saia bom, mas com casca grossa demais.

Com essa receita posso dizer que cheguei à receita perfeita de pão de leite de acordo com meu gosto pessoal. E tem mais, ele fica fofinho por dias, desde que acondicionado em saquinho plástico fechado.

Se quiser assistir ao vídeo, clique aqui.

Ingredientes

Para o tangzhong:

  • – 40g de farinha de trigo
  • 100ml de água
  • 100ml de leite

Para a massa:

  • 600g de farinha de trigo
  • 230ml de leite morno
  • 60g de açúcar
  • 50g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo grande
  • 8g de sal
  • 5g de fermento biológico seco

Para pincelar os pães depois de crescidos:

  • 1 gema de ovo batida com 1 colher de sopa de leite

Modo de Preparo:

Passo 1: Primeiro faça o tangzhong (mingau de farinha). Misture 40 g de farinha, 100mL de água e 100mL de leite. Leve para aquecer, mexendo sempre, até formar o mingau. Reserve.
Passo 2: Depois faça a esponja (ativação do fermento): No bowl da batedeira (ou outro bowl qualquer, se você for sovar a massa na mão) adicione 230 mL de leite morno, 5 g de fermento seco e 30 g de açúcar (vão sobrar 30 g da lista de ingredientes). Mexa um pouco e aguarde 15 minutos para ativação.
Passo 3: Depois de ativado, coloque nesse mesmo bowl o tangzhong que estava reservado, os 600g de farinha, o sal, o restante do açúcar e o ovo. Coloque para bater na batedeira na velocidade baixa por uns 5 minutos (ou sove na mão).
Passo 4: Durante o tempo de sova acrescente a manteiga em 4 etapas, ou seja, um pouco de cada vez, e continue sovando por uns 10 minutos.
Passo 5: Após esse tempo, pegue a massa e coloque sobre uma superfície enfarinhada. Apenas boleie a massa por uns 30 segundos e coloque de volta no bowl para fermentar até que dobre de volume (+ ou – 2 horas) com um plástico filme por cima.
Passo 6: Porcione em 10 partes iguais utilizando uma balança. Deixe essas porções descansarem por mais 15 minutos, protegidos do ar com um pano de prato úmido ou plástico filme.
Passo 7: Modele os pães no formato que você quiser. Utilizei o clássico formato alongado. Deixe crescer por uns 30 minutos ou até dobrarem de volume.
Passo 8: Pincele a gema misturada com o leite.
Passo 9: Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 30 a 35 minutos. Retire-os do forno quando estiverem dourados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s