O molho à bolonhesa é um clássico da culinária italiana e talvez seja o molho para massas mais difundido aqui no Brasil. Originário da Bologna, esse molho é praticado em toda a Itália, principalmente nos meses mais frios, para acompanhar massas como spaghetti e tagliatelli.
Como toda receita antiga e clássica, ganhou enorme quantidade de variações e mudanças de acordo com o local onde foi adaptada e todo mundo tem uma receita diferente. Essa é a minha receita HOJE, pois amanhã posso adicionar mais alguma coisa que tenha na geladeira sobrando e fazer um molho à bolonhesa um pouco diferente.
Já fiz também o molho a bolonhesa que leva leite em sua composição, e fica muito bom também. Qualquer dia o apresento por aqui.
Espero que apreciem essa minha versão da receita clássica do molho.
Ingredientes:
- 500 g de carne bovina moída (geralmente uso patinho ou acém, ou ainda uma mistura dos dois tipos de carne).
- 3 tomates italianos (bem maduros) sem as sementes, picados.
- 1 lata de tomates pelados (pomodoro pelati italiano) picados.
- 1 cebola média em cubos pequenos.
- 3 dentes de alho picadinhos.
- Sal, pimenta do reino, azeite de oliva, salsinha e cebolinha a gosto.
Modo de Preparo:
1) Numa panela funda (usei uma wok) coloque a carne moida e leve ao fogo (sem azeite, sem óleo, sem nada). Mexa bastante a carne enquanto ela vai fritando em seu próprio suco e no calor da panela. Esse passo é importante para que a carne perca aquele cheiro desagradável de carne moída.
2) Somente quando estiver bem marronzinha, pegando no fundo da panela, acrescente o alho, a cebola e o azeite.
3) Mexa bastante. O alho e a cebola vão soltar água, então continue mexendo até que essa água seque. Perceba que a carne continua “pegando” um pouquinho na panela. Só cuide para que ela não queime muito, para não amargar. Aqui você pode adicionar o sal e a pimenta do reino.
4) Quando estiver bem fritinha e seca, adicione os tomates cortados em cubos (tanto o tomate pelado quanto os tomates frescos) e cozinhe um pouco mais, até que os tomates derretam um pouco, mas ainda fiquem “pedaçudos” no molho.
5) Quando o molho estiver bem grosso e encorpado, desligue o fogo e adicione a cebolinha e a salsinha picadas.
6) Continue mexendo enquanto o molho engrossa. Prove o sal e faça a correção, se for necessário, agora.
7) Está pronto seu molho à bolonhesa delicioso.
Delicia de receita..
Gostei tambem da dica de levar a carne moida ao fogo (sem azeite, sem óleo, sem nada), para que a carne perca o cheiro desagradável de carne moída.
Parabéns! 🙂
CurtirCurtir