Massas, Prato Único, Prato Único ou Acompanhamento

Rondelli de presunto e 3 queijos (Muçarela, gorgonzola e montanhês) – 3 cheeses and ham rondelli

Mais uma receitinha de massa gostosa aparecendo aqui no site. Para mim foi uma experiência nova pois, apesar de utilizar bastante o cilindro para fazer massas de macarrão, ainda não tinha me aventurado em rondellis. E confesso que dá um trabalhão.

Eu fui pesquisar em livros e sites a preparação do melhor rondelli possível e acabei me deparando com receitas em que a massa devia ser cozida antes de ser recheada, e na minha cabeça rondellis eram feitos só enrolando em algum tipo de massa e levando pra gratinar no forno.

Bom, foi um trabalho imenso, demorou bastante tempo, mas como a gente sabe que o que dá trabalho fica gostoso, posso dizer que este rondelli ficou maravilhoso. Todo mundo que comeu aprovou.

Também gostei do fato de ter colocado gorgonzola a meu gosto. Toda vez que saio para algum restaurante e peço massas contendo gorgonzola acabo achando todos com sabor muito forte e eu queria somente uma “lembrança”, uma breve nota de gorgonzola ao fundo, sem tomar conta de todo o sabor. Ficou ótimo. Levemente perfumado de gorgonzola, mas ainda sentindo o sabor dos outros ingredientes.

Aguardo opinião de vocês. Façam e voltem para me contar como foi.

Ingredientes da massa:

  • 600 g de farinha de trigo
  • 6 ovos inteiros
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem

IMG_20170930_162206

 

Ingredientes do recheio:

  • 250 g de presunto em fatias
  • 250 g de queijo muçarela em fatias
  • 50 g de queijo gorgonzola
  • 1 xícara de queijo montanhês ralado (pode substituir por parmesão)

 

Ingredientes do molho bechamel:

  • 1 litro de leite sem lactose
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 60 g de farinha de trigo
  • noz moscada a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto

 

 

Modo de preparo:

MASSA:

1) Junte todos os ingredientes da massa num bowl grande (ovos, farinha, azeite e sal). Misture-os até formar uma farofa. Nesse momento jogue essa farofa sobre uma superfície limpa e somece a sovar a massa.

 

2) Sove por 10 minutos até que os ingredientes fiquem bem incorporados e o glúten seja formado dando elasticidade à massa. Coloque a massa dentro de um saco plástico e aguarde 30 minutos para, só depois, trabalhar a massa no cilindro. Se quiser tentar abrir a massa no rolo também dá, mas terá que fazer uma força extra para deixar a massa fininha.

IMG_20170930_163458

 

3) Coloque 3 litros de água para ferver com um pouco de azeite e sal. Enquanto a água vai esquentando termine de preparar a massa.

Abra a massa no cilindro. Comece nas espessuras de massa maiores e, a cada passada da massa pelo cilindro, vá diminuindo a espessura até atingir a espessura de 1,5 mm.

IMG_20170930_171507

 

4) Quando a massa estiver fina o suficiente, corte em quadrados de mais ou menos 14 x 21 cms. Eu fiz primeiramente toda a massa, passei pelo cilindro e deixei os retângulos de massa descansando sobre panos nunca utilizados (daqueles tipo perfex).

 

5) Coloque de 2 a 3 retângulos de massa na água fervente. Deixe ferver por 5 minutos. Depois desse tempo de fervura retire cada um dos retângulos, passe-os por água fria,  coloque-os novamente sobre o perfex e tire o excesso de água (eu sequei-os com pano mesmo).

 

 

IMG_20170930_180840

 

RECHEIO:

6) Depois de toda a massa cozida e seca, coloque o recheio. Primeiro as fatias de presunto, depois as de muçarela e por último as lascas de queijo gorgonzola.

 

7) Enrole a massa apertando o recheio como se fosse fazer um rocambole e depois corte os rondellis (uns 2 cms de espessura). Deixe os rondellis virados sobre ums superfície e faça o molho bechamel.

 

IMG_20170930_184006

 

IMG_20170930_184344

 

 

MOLHO BECHAMEL:

8) Prepare uma cebola piquée (espete uma folha de louro numa metade de cebola utilizando 4 cravos). Utilizei só 1/4 de cebola e foi suficiente, mas com 1/2 cebola fica melhor.

IMG_20170930_184712

 

9) Coloque 1 litro de leite para ferver e mergulhe a cebola piquée dentro dele. Espere ferver com cuidado para não derramar. Ao final da fervura o leite estará aromatizado pela cebola, ervas e especiarias sem os pedaços de cebola, deixando o molho bechamel bem mais lisinho.

 

10) Depois do leite fervido jogue a cebola piquée fora e fique somente com o leite aromatizado. Numa panela alta coloque 60 g de manteiga e 60 g de farinha de trigo. Acenda o fogo e cozinhe a farinha na manteiga. No início ela fica bem grumosa, embolada mesmo, mas aos poucos a farinha vai se dissolvendo na manteiga que derrete a adquire uma consistência líquida.

 

11) Adicione um pouco do leite (meio copo mais ou menos). Imediatamente o molho engrossa e embola de novo. Mexa ferozmente com o fouet (batedor de arame) até o molho ficar lisinho de novo. Adicione mais leite, e mexa com o fouet novamente. Repita o processo até acabar o leite aromatizado fervido.

IMG_20170930_191123

 

12) Apague o fogo, adicione o sal, a noz moscada ralada na hora e a pimenta do reino a gosto. Prove e acerte os temperos.

 

13) Numa forma refratária coloque um pouquinho desse molho bechamel, o suficiente para cobrir o fundo da forma. Coloque os rondellis por cima, apertando-os para ficarem imóveis dentro da forma.

 

14) Cubra com o restante do molho bechemel e por cima o queijo montanhês ralado.

 

15) Leve para gratinar a 180 – 190° até que fique com a superfície bem douradinha. Sirva a massa sozinha ou acompanhada por salada e uma proteína. Eu conheço alguém que não fica sem arroz para acompanhar esse tipo de massa.

IMG_20170930_195532

 

DELICIOSO…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s