Guarnições, Prato Único ou Acompanhamento, prato principal

Charuto de Repolho (Malfuf)

Ontem em casa foi dia de comida árabe . Resolvi que ia tentar fazer esses pratos que eu tanto gosto, cheios de sabores e aromas inconfundíveis. Para acompanhar esses charutos fiz também arroz marroquino e tabule, que aparecerão aqui no site em futuras postagens pois foram totalmente fotografados.

A cozinha árabe é conhecida por suas cores, por ser bastante saudável, por abusar de carnes, mel, especiarias, coalhada, tudo bem gostoso (com exceção da coalhada, que não curto muito).

Eu gostei bastante do resultado, apesar do trabalhinho que dá para enrolar, mas nada assim muito difícil. Mãos à obra, faça o seu e depois venha aqui comentar.

 

Ingredientes:

  • 1 repolho grande.
  • 1 copo de arroz.
  • 350 g de carne moída (patinho).
  • 1 cebola média ralada.
  • 5 dentes de alho picados.
  • 2 tomates médios picados.
  • 2 tomates em rodelas.
  • 1/2 xícara de extrato de tomate.
  • Suco de um limão.
  • 1 canela em pau.
  • 1 colher de sopa de canela em pó.
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída.
  • sal a gosto.
  • azeite extra-virgem.

IMG_20170908_103156

 

Modo de Preparo:

1) Num panelão que caiba o repolho inteiro coloque água o suficiente para cobrir o repolho. Adicione uma colher de sopa de sal nesta água.

IMG_20170908_103423

 

2) Tire o talo central do repolho com uma faca (cuidado para não se cortar). Quando a água ferver coloque o repolho com a parte do talo tirado para baixo.

 

3)  Deixe ferver por 15 minutos. De vez em quando tire as folhas que vão se soltando com um garfo, mas cuidado para não furar a folha. Tente espetá-la no meio da folha, naquela nervura central mais larga.

 

4) Enquanto o repolho está cozinhando prepare o recheio. Junte o arroz, a carne moída, o tomate picado, a cebola, o alho, a pimenta e o sal num bowl grande. Misture bastante sem apertar para não compactar a carne.

IMG_20170908_104536

IMG_20170908_104930

 

5) Depois de preparado o recheio, pegue as folhas de repolho já retiradas da água fervente e tire o talo central, cortando a folha ao meio. Cada folha rende dois charutos. Coloque um pouco do recheio de carne no meio da folha, dobre os cantos por cima do recheio e por fim enrole o charuto prendendo esses cantos da folha. Reserve a água do cozimento.

 

6) Para colocar os charutos na panela, prepare uma cama com folhas de repolho muito pequenas ou rasgadas e tomate em rodelas.

 

7) Coloque os charutos, acomodando-os uns encostados nos outros, cuidando para que a parte aberta do charuto fique para baixo.

 

8) Por cima de todos eles esprema um limão e jogue bastante azeite extra-virgem (umas 2 colheres de sopa).

IMG_20170908_113344

 

9) Na água reservada do cozimento coloque 1/2 xícara de extrato de tomate, 1 canela em pau, a canela em pó e mais pimenta do reino. Jogue dessa água aromatizada sobre os charutos, devagar para não mexê-los dentro da panela. Coloque até 2 centímetros acima do nível dos charutos.

 

10) Por cima dos charutos coloque uma tampa de panela menor ou até um prato que aguente calor e leve ao fogo. Espere levantar fervura e conte 20 minutos. Essa tampa ajudará a evitar que os charutos se abram durante o cozimento.

 

11) Assim ficam eles depois do tempo de cozimento.

IMG_20170908_121050

Sirva no seu jantar e impressione os convidados. Ficou uma delícia.

Anúncios

2 thoughts on “Charuto de Repolho (Malfuf)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s