Quando eu falo que não gosto de pudins cheios de furos tem gente que me chama de louco, mas é verdade. Para mim, o pudim tem que ser um creme, de textura suave, aveludada. Essa é a receita definitiva que uso para fazer pudim sem furinhos. Já fiz várias vezes e sempre dá certo. O segredo para que o pudim não fique com furos é não bater muito a massa. Não uso liquidificador, mexo os ingredientes com uma colher até que se misturem e só, está pronto.
Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses “buracos” de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado, o que definitivamente não é bom, pelo menos para mim.
Essa receita já tinha sido postada uma vez, mas ela foi perdida junto com um monte de outras, quando tive aquele problema de sincronização com a fotos do celular.
Ingredientes:
Para a calda:
1 xícara e 1/2 de açúcar
1/2 xícara de água
Modo de Preparo:
Passo 1: Coloque o açúcar e a água numa panela ou frigideira. Misture esses dois ingredientes antes de aquecê-los.
Passo 2: Acenda o fogo e deixe o caramelo dourar. Não mexa mais com a colher. O máximo que você pode fazer é mexer a panela em movimentos circulares para que o açúcar queime por igual na panela.
Passo 3: Quando a calda de caramelo atingir a coloração ideal despeje o conteúdo da panela numa forma para pudim. Tem pessoas que fazem a calda diretamente na forma de pudim. Eu também já fiz assim, mas a probabilidade do caramelo queimar é maior, e os acidentes também podem ocorrer. Já disse aqui, não conheço coisa mais quente que caramelo. Queimaduras com calda de caramelo costumar ser bem dolorosas.
Ingredientes:
Para a massa do pudim:
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida de leite integral
- 4 gemas (eu passo as gemas por uma peneira, para que o pudim não fique com gosto de ovo)
- 4 claras
*Se você quiser um pudim maior, dobre esses ingredientes e utilize uma forma maior.
Modo de Preparo:
Passo 1: Coloque as gemas e o leite condensado numa vasilha. Misture-os delicadamente, sem bater muito a colher.
Passo 2: Quando as gemas já estiverem incorporadas no leite condensado adicione as claras. Continue misturando lentamente.
Passo 3: Por último adicione o leite. Termine de misturar, lentamente. Note que se forma uma pequena quantidade de espuma, mas bem menor do que se você tivesse batido a massa no liquidificador.
Passo 4: Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a massa do pudim dentro da forma já caramelada. Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas de ovo que não tenham se misturado à massa adequadamente.
Passo 5: Cubra a forma com papel alumínio, parte brilhante para dentro.
Passo 6: Coloque a forma com o pudim dentro de uma outra assadeira que possa ser levada ao forno.
Passo 7: Leve ao forno e adicione água fervente na forma de baixo, para fazer um banho maria. Asse o pudim a 180 graus por uns 45 minutos. Para saber se está bom, retire o filme de papel alumínio e balance um pouco a forma para ver se o pudim já está firme. Não é necessário furar com faca ou palito, mas se quiser fique à vontade. Se a faca ou o palito saírem limpos, o pudim estará pronto. Para desenformar é só passar a faca entre a forma e o pudim, no centro também. Dê uma girada rápida na forma para que o pudim se solte totalmente, e depois vire-o sobre um prato.
Eu fiz exatamente como ensina a receita, ficou perfeito, sem furinhos e uma delícia….
CurtirCurtir
Eu fiz exatamente como ensina a receita.. Ficou perfeito, sem furinhos e uma delícia! 😊
CurtirCurtir
Hoje fiz no liquidificador, mas da próxima vez vou usar seu método. Muito obrigada pelas explicações.
CurtirCurtir
O meu também eu nunca tenho nenhum segredo Bato tudo no liquidificador e ainda faço no fogo normal a diferença é deixar seu fogo médio si aumentar n fica legal nem mesmo o gosto fica o mesmo …
CurtirCurtir
Beto, usei sua receita ontem e, meu pudim ficou maravilhoooso!! Totalmente sem furinhos. Simplesmente ameei a receita e esse seu blog!!
CurtirCurtir
Procurei uma receita do pudim sem furinhos e achei a sua.
Adoro pudim com ou sem rsrs
Vou receber uma amiga que só gosta sem furinhos e vou fazer para ela.
Muito obrigada pela receita!
joturquezzamundial
Beijos.
CurtirCurtir
Para que tenha mais furinhos basta colocar a água bem quente no banho Maria e o forno deve estar bem quente também
CurtirCurtir
Amei, super bem explicado, as fotos com cada etapa facilitam o entendimento. Para mim que não tenho nenhuma facilidade na cozinha, Todas as vezes que faço pudim recorro a esta receita e todos em casa amam. Obrigada por te la compartilhado conosco. Um abraço
CurtirCurtir
Obrigada pelas dicas,amo pudim sem furinhos.foi muito bem explicada a receita, parabéns!
CurtirCurtir
Ficou uma delicia, mas ficou 2 horas no forno e na hora de desenformar quebrou todo, apesar de eu ter seguido todas as instruções. Porque será?
CurtirCurtir
Deve esperar esfriar para desenformar, esse foi o segredo pq todos os meus quebravam, agora coloco na geladeira e depois tiro da forma. 🙂
CurtirCurtir
Quanto tempo VC assou porque fiz e não assa em 45 minuto . tem vez q faço fica com furinho e as vez sem odeio furinho fica igual quando qualha não sei oq eu erro hoje joguei um inteiro porque fico horrível e assou quase 3 horas ?
CurtirCurtir
Também não gosto de pudim com furinhos.
Não tenho prática na cozinha, mas ultimamente tenho me aventurado. Copiei seu pudim e ficou perfeito: lisinho e saboroso! Obrigada!
CurtirCurtir
Ah! Esqueci de falar: meu fogão não é dos mais potentes, então deixei em 200 graus e cozinhei em 1h10 minutos. Também coei a mistura completa duas vezes por medo dos furinhos kkkkkkk
Ficou muito gostoso e lisinho!
CurtirCurtir
Já tinha testado várias receitas, essa foi a única que deu certo. Pudim delicioso, sem o odor de ovos e sem furos. Obrigado!
CurtirCurtir
Bom bombom, muito bom
CurtirCurtir
Beto segui exatamente a receita, coloquei o pudim para assar junto com um frango junto com um frango que já estava assando (forno estava quente), será que isso interfere em algo? Está em banho maria na temperatura que vc indiciou… 180*
CurtirCurtir
Oi Beto, É a primeira vez que faço pudim, coloquei em água fria sem querer, ele já está a 1 hora e 20 minutos e a água não está fervendo será que está bom?
CurtirCurtir
APAIXONEI!
meu marido é super enjoado com os furinhos.
resolvi testar a receita!
além de não ter os furinhos, ficou com um sabor diferente do que faço (mesmos ingredientes):muito mais cremoso, meio flan, divino.
obrigada pela receita.
CurtirCurtir
Beto vc é um gênio primeira vez que consigo fazer um pudim igual aqueles de delicatessen, vc está de parabéns e aprovadissimo.
Só me diz uma coisa,desinforma ele quente ou espera esfriar?!
CurtirCurtir
Parabéns
CurtirCurtir
Deve ter ficado com leve aroma ou gosto de frango assado…
CurtirCurtir
Deve ter ficado com leve aroma ou gosto de frango assado…
CurtirCurtir
Bom dia, excelente sua receita só tenho uma dúvida: Preciso esperar o caramelo esfriar para colocar a massa do pudim?
CurtirCurtir
Bom dia, excelente sua receita só tenho uma dúvida: Preciso esperar o caramelo esfriar para colocar a massa do pudim?
CurtirCurtir
Bom dia com alegria !!!
Hoje conheci o seu Blog e adorei.
Estou fazendo o meu primeiro pudim de leite condensado com a sua receita.
Mas… surgiu uma dúvida. Devo desenformá-lo ainda quente? ou devo esperar esfriar.
Desde já agradeco por uma resposta.
Tenha uma ótima semana.
CurtirCurtir
Eu fiz e deu super certo !!!! O melhor pudim de todos, cremoso , sem furinhos. Perfeito!!!!
Agradeco por compartilhar essa delícia.
CurtirCurtir
Beto eu posso fazer ele na panela de pressão?
CurtirCurtir
Beto, q pudim maravilhoso… mt cremoso….Todo mundo adorou. NUNCA tinha feito algo tao maravilhoso. Vontade de comer a forma td.
CurtirCurtir
Adorei e concordo com a Esmeralda Castro! além de não ter os furinhos, ficou com um sabor diferente do que faço (mesmos ingredientes):muito mais cremoso, meio flan, divino.
obrigada pela receita. Muito bom, Beto!
CurtirCurtir
Adorei e concordo com a Esmeralda Castro! além de não ter os furinhos, ficou com um sabor diferente do que faço (mesmos ingredientes):muito mais cremoso, meio flan, divino.
obrigada pela receita. Muito bom, Beto!
CurtirCurtir
Mas demorou mais de uma hora para ficar pronto. Que importa…saiu ótimo!!!! ❤
CurtirCurtir
Ficou maravilhoso!Lisinho e sem gosto de ovo.
CurtirCurtir
ola beto nao entendi muito sobre as claras se é batida em neve ou nao me responde por favor obrigada
CurtirCurtir
Não Joana, as claras são misturadas normalmente com os outros ingredientes, sem bater muito, pra não formar espuma.
CurtirCurtir
Olá, sabe me dizer porque quando desinforma o pudim, fica bastante calda grudado no fundo da forma? Aí fica pouco no pudim… Estou fazendo algum processo errado? Obrigada
CurtirCurtir
O meu também fica assim. Por esse motivo faço calda com bastante açúcar, uso uma xícara, e quando desenformo fica uma quantidade razoável na forma. Não sou muito fã da calda de açúcar e então não me irrito muito com essa situação.
CurtirCurtir
melhor pudim da minha vida….
CurtirCurtir