Bolos e Sobremesas

Pudim de Leite Condensado (sem furinhos) / Sweetened Condensed Milk Flan

Quando eu falo que não gosto de pudins cheios de furos tem gente que me chama de louco, mas é verdade. Para mim, o pudim tem que ser um creme, de textura suave, aveludada. Essa é a receita definitiva que uso para fazer pudim sem furinhos. Já fiz várias vezes e sempre dá certo. O segredo para que o pudim não fique com furos é não bater muito a massa. Não uso liquidificador, mexo os ingredientes com uma colher até que se misturem e só, está pronto.

 

Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses “buracos” de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado, o que definitivamente não é bom, pelo menos para mim.

 

Essa receita já tinha sido postada uma vez, mas ela foi perdida junto com um monte de outras, quando tive aquele problema de sincronização com a fotos do celular.

Ingredientes: 

Para a calda:

1 xícara e 1/2 de açúcar
1/2 xícara de água

Modo de Preparo:

Passo 1: Coloque o açúcar e a água numa panela ou frigideira. Misture esses dois ingredientes antes de aquecê-los.

 

Passo 2: Acenda o fogo e deixe o caramelo dourar. Não mexa mais com a colher. O máximo que você pode fazer é mexer a panela em movimentos circulares para que o açúcar queime por igual na panela.

 

 

 

Passo 3:  Quando a calda de caramelo atingir a coloração ideal despeje o conteúdo da panela numa forma para pudim. Tem pessoas que fazem a calda diretamente na forma de pudim. Eu também já fiz assim, mas a probabilidade do caramelo queimar é maior, e os acidentes também podem ocorrer. Já disse aqui, não conheço coisa mais quente que caramelo. Queimaduras com calda de caramelo costumar ser bem dolorosas.

 

Ingredientes:

Para a massa do pudim:

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida de leite integral
  • 4 gemas (eu passo as gemas por uma peneira, para que o pudim não fique com gosto de ovo)
  • 4 claras

*Se você quiser um pudim maior, dobre esses ingredientes e utilize uma forma maior.

Modo de Preparo:

Passo 1:  Coloque as gemas e o leite condensado numa vasilha. Misture-os delicadamente, sem bater muito a colher.

 

Passo 2: Quando as gemas já estiverem incorporadas no leite condensado adicione as claras. Continue misturando lentamente.
 
Passo 3: Por último adicione o leite. Termine de misturar, lentamente. Note que se forma uma pequena quantidade de espuma, mas bem menor do que se você tivesse batido a massa no liquidificador.

 

 

Passo 4: Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a massa do pudim dentro da forma já caramelada.  Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas de ovo que não tenham se misturado à massa adequadamente.

 

 

 

Passo 5: Cubra a forma com papel alumínio, parte brilhante para dentro.

Passo 6: Coloque a forma com o pudim dentro de uma outra assadeira que possa ser levada ao forno.

 

Passo 7: Leve ao forno e adicione água fervente na forma de baixo, para fazer um banho maria. Asse o pudim a 180 graus por uns 45 minutos. Para saber se está bom, retire o filme de papel alumínio e balance um pouco a forma para ver se o pudim já está firme. Não é necessário furar com faca ou palito, mas se quiser fique à vontade. Se a faca ou o palito saírem limpos, o pudim estará pronto. Para desenformar é só passar a faca entre a forma e o pudim, no centro também. Dê uma girada rápida na forma para que o pudim se solte totalmente, e depois vire-o sobre um prato.

 

 

 

 

Anúncios

136 comentários em “Pudim de Leite Condensado (sem furinhos) / Sweetened Condensed Milk Flan”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s