Bolos e Sobremesas

Torta Holandesa

A torta holandesa, que a maioria das pessoas acredita ter nascido na Holanda, é brasileira da gema. Foi inventada no município de Campinas, interior do Estado de São Paulo, em 1991. A criadora dessa confeitaria foi a dona da empresa Holandesa & Cia, Sílvia Leite. Sílvia era proprietária de um café na cidade onde a torta foi produzida pela primeira vez.

Ingredientes:
Massa:
  •     200 g (1 pacote) de biscoito maizena ou similar (pode ser de leite)
  •     70 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  •     1 pacote de biscoito amanteigado coberto com chocolate (utilizei calipso branco)

 

Recheio:
  •     200 g de chocolate branco
  •     150 g de cream cheese light
  •     400 mL de creme de leite (2 caixinhas)
  •     1 colher de sobremesa de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 3 colheres de sopa de água
  •     1 colher de chá de essência de baunilha
  •     2 colheres de sopa de açúcar

 

Cobertura:
  •     150 g de chocolate meio-amargo
  •     1 caixinha de creme de leite (200 mL)

 

 
Modo de Preparo:
Passo 1: Coloque os biscoitos do tipo maizena no liquidificador e triture-os. Balance o liquidificador para ajudar. Quando estiver em pó pare de bater.

 

 

Passo 2: Adicione 70 g de manteiga sem sal e misture bem com as mãos até formar uma farofa.

 

 

 

Passo 3: Para montar o fundo da torta, corte uma tira larga de papel manteiga e coloque em volta da forma com fundo de aro removível 22 cm de diâmetro. Vá colocando os biscoitos do tipo calipso, com a parte de chocolate voltada para o lado de fora da torta. Para que eles fiquem em pé coloque a farofa no fundo da forma e vá pressionando com os dedos, até que todas as bolachas estejam em pé aguardando o recheio.

 

Passo 4: Para formar o creme do recheio, leve ao microondas os 200 g de chocolate branco cortado em pedaços pequenos por 30 segundos em potência alta. Retire do microondas, mexa um pouco com uma colher e volte ao microondas por mais 20 segundos. Retire, mexa e retorne ao microondas até que todo o chocolate esteja derretido. Cuidado para não queimar o chocolate.

 

 

Passo 5: Retire o chocolate branco derretido do microondas e adicione 2 colheres de sopa de açúcar e o cream cheese. Mexa com um fouet sem bater, ou seja, gentilmente para não quebrar a têmpera do chocolate.

Passo 6: Adicione as duas caixinhas de creme de leite e continue mexendo lentamente até incorporar bem ao creme. Adicione também a baunilha.

 

Passo 7: Dissolva a gelatina em água, leve ao microondas até quase levantar fervura. Derreta bem a gelatina sem sabor.

 

Passo 8: Adicione a gelatina sem sabor derretida ao creme e mexa até incorporar.
Passo 9: Coloque esse creme sobre o fundo de bolachas e leve ao congelador ou freezer por 20 minutos.
Passo 10: Para fazer a cobertura coloque os pedaços de chocolate meio amargo e a caixinha de creme de leite numa vasilha que vá ao microondas. Aqueça até adquirir uma temperatura que faça derreter o chocolate sem queimar (45 segundos em potência alta). Mexa até formar um chocolate fluido e brilhante.
Passo 11: Retire a torta do freezer e adicione o chocolate meio amargo derretido com o creme de leite.

 

Passo 12: Volte a torta para o freezer. Só retire meia hora antes de servir, para que dê o ponto de corte. Se você reparar bem existe uma camada de gelo sobre a fatia de torta. É que ao retirar do freezer as gotas de vapor do ar condensam-se sobre a torta que está gelada. Se esperar mais um pouco essa camada de gelo desaparece.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

21 comentários em “Torta Holandesa”

  1. Olá, Hamilton. Gostei da receita e acabei de fazer. Está no freezer para gelar. Na parte final, você menciona que a torta deve ser retirada do freezer meia hora antes de ser servida para dar o ponto de corte. Depois, ela deve retornar ao freezer ou pode ficar no refrigerador? A torta derrete se ficar muito tempo fora do freezer? Muito obrigado pela receita e Parabéns pelo blog!!! Abs., Márcio

    Curtir

  2. Boa noite XD

    Gostaria de agradecê-lo por essa receita… essa torta sempre foi meu doce preferido desde a 1ª vez….não que eu tenha comido muitos doces…… depois que eu fiz essa receita pela 1ª vez no ano retrasado ou passado (não lembro) eu nao parei e tive várias idéias para tortas holandesas….. com base na sua receita eu já fiz uma comum, uma com cobertura mesclada, uma de 'morango' *.* deliciosa…e agora eu estou fazendo uma de amendoim para a minha namorada ..sobremesa de dia dos namorados…. e estou fazendo graças a você \o/
    tirei umas fotos … seu eu achar seu e-mail por aqui eu te envio ^^ tbm tenho 2 fotos da de morango .
    meu e-mail é pedrovictor.dias@live.com
    Um abraço e até a próxima o/

    Curtir

  3. Amei sua receita. Gostei muito do estilo de fotos passo a passo, pois sabe como é pessoas sem dom na cozinha, né? haha Amo torta holandesa. Mas, acredita que eu nunca tentei fazer em casa? Eu sempre passo na Doceria Holandesa (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/padarias-docerias/docerias—chocolates/doceira-holandesa-1) e trago pra casa. A torta holandesa de lá é uma das melhores que já comi. O mais legal é que eles vendem em potinhos, porção única, bom pra quem mora sozinho. Vou testar. Obrigada

    Curtir

  4. Pelos ingredientes percebo que esta receita é feita por quem não estende de confeitaria.
    A torta alemã não precisa levar maizena, gelatina e nem cream chease. Recomendo que consulte escolas como a le cordon bleu e a lenotre.
    Não ensene receitas errada, principalmente nas proporções de seus ingredientes.

    Curtir

  5. Receita mega deliciosa, mega fácil !!! Obrigada querido por compartilhar seus ensinamentos conosco e nos fazer mais doces e felizes… e em respeito ao comentário recalcado…. ahhhhhhhhhhh vai catar coquinho na descida vai… kkkkk
    Não ligue…. só os pregos que estão em evidência levam marteladas…. ok

    Beijos querido, e obrigada pela sua gentileza de sempre!

    Cris –

    Curtir

  6. Obrigada pela receita professor!!!!! Mesmo após anos, vc continua ensinando coisas que realmente valem a pena….rssss…..não esqueço da aula que fizemos geléia e ao final saboreamos com biscoito salgado de gergelim….fantástico!!!

    Abçs

    Tatiane Couto (Turma Farmácia Industrial Universidade São Judas – formatura 2005)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s