Bolos e Sobremesas

Bolo Trufado de Chocolate / Chocolate Truffle Cake

Esse post é longo e deu um certo trabalho. É um bolo trufado que tem boa saída, vendo relativamente bem. Para meu gosto pessoal, não é dos preferidos, pois não sou muito fã de chocolate puro, prefiro bolos de massa branca. Mas há pessoas que adoram chocolate, então fica aí uma dica.

Ingredientes

Para a massa:

  • 6 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de leite
  • 120 g de manteiga sem sal
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de chocolate em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Para o recheio e cobertura:

  • 1 quilo e meio de chocolate nobre (ao leite, blend ou meio amargo)
  • 1 litro de creme de leite (usei 5 caixinhas de 200 mL)

Para a decoração:

  • 300 g de chocolate fracionado
  • Confetes de chocolate

Modo de Preparo:

Passo 1: Coloque os 6 ovos e as duas xícaras de açúcar refinado na batedeira planetária. Bata na velocidade média até montar (cerca de 5 a 8 minutos).

Passo 2: Enquanto se bate o creme de ovos, prepare o restante dos líquidos. Coloque o leite numa panela, adicione os pedaços de manteiga sem sal e leve ao fogo até derreter a manteiga, não é necessário ferver o leite.

Passo 3: Quando o creme de ovos estiver bom, desligue a batedeira.

Passo 4: Adicione os secos de uma vez (a farinha, o bicarbonato e o chocolate em pó) ao creme de ovos.

 

Passo 5: Adicione de uma vez o leite com a manteiga derretida. Ligue a batedeira na velocidade 1 e bata por 10 segundos.

Passo 6: Adicione o fermento em pó e mexa com um fouet.

Passo 7: Jogue a massa numa assadeira forrada com camada dupla de papel manteiga. Utilizei uma assadeira de 32 cm x 32 cm e 7 cms de altura

Passo 8: Leve ao forno pré-aquecido a 180-200 oC. Asse por 40 minutos aproximadamente.

Passo 9: Espere esfriar e desenforme o bolo.

Passo 10: Na mesma assadeira que você assou o bolo (já lavada e seca), coloque uma parte da massa assada. Aqui você decide quantas camadas vai querer de recheio. Eu sempre divido o bolo em 3 partes, para ficar com 2 camadas de recheio.

 

Passo 11: Comece a preparar o recheio. Coloque o chocolate picado num bowl que possa ir ao banho maria. Comece a derreter o chocolate, mas nunca deixa a água do banho maria esquentar muito, para não perder a têmpera do chocolate. Vá mexendo sempre, vagarosamente, até que todo o chocolate esteja derretido.

Passo 12: Adicione o creme de leite de uma vez.

 

Passo 13: Mexa bem, porém vagarosamente, até incorporar todo o creme de leite ao chocolate.

Passo 14: Leve esse recheio e cobertura à geladeira por 30 minutos. Depois desse tempo de descanso aplique sobre a primeira fatia de bolo. Coloque outra fatia de bolo, outra camada de recheio, e cubra com a última fatia de bolo. Não se esqueça de reservar um terço desse chocolate para a cobertura. Leve o bolo recheado à geladeira e deixe por, no mínimo, 4 horas para firmar o recheio. Depois desse tempo de descanso na geladeira, retire a assadeira da geladeira e desenforme o bolo no prato que irá servir o bolo.

Passo 15: Com o restante do chocolate faça a cobertura. Coloque numa manga de confeitar, escolha os bicos de sua preferência. Eu usei na lateral o bico de folha grande.

Passo 16: Com o restante, cubra o bolo e espalhe com uma espátula.

Passo 17: Para as raspas, utilize chocolate fracionado. Derreta no microondas, mexendo de 30 em 30 segundos, para não queimar.

Passo 18: Utilizando essas ferramentas faça raspas.

Passo 19: Inicialmente despeja uma quantidade do chocolate fracionado derretido sobre uma superfície de mármore.

Passo 20: Espalhe bem com uma espátula até começar a secar.

Passo 21: Com auxílio da outra espátula raspe a superfície do mármore na velocidade que você quiser. Rápido as raspas saem quebradiças e pequenas. Lento as raspas saem longas e encaracoladas.

Passo 22: Jogue as raspas sobre o bolo.

Passo 23: Se quiser adicione confetes de chocolate ou MMs.

 

Anúncios

30 comentários em “Bolo Trufado de Chocolate / Chocolate Truffle Cake”

  1. Realmente Beto essa receita é bem trabalhosa, e exige muita concentração e paciência para fazê-la, mas vinda de vc,é mamão com açúcar né?? Ficou linda a apresentação. Adorei o modo de fazer as raspas, jamais imaginei que fosse tão fácil de fazer, pois sempre que decoro bolos assim, raspo a barra com a própria faca, e dessa forma, sem dúvida nenhuma fica mais profissional. Parabéns, mais uma delicia que sai dessa cozinha e como sempre, fazendo jús ao nome do blog… Obrigada…bjs Um ótimo domingo

    Curtir

  2. Primeiro: que bolo lindoooooooo! Segundo: Quero uma dica: como é a embalagem dos seus bolos? Estou começando agora e não tenho muita experiência… O último bolo que fiz, mandei para a cliente embalado naquelas embalagens simples de supermercado, acho até feio, mas é prático, pois dá para colocar na geladeira se não entregar no mesmo dia e não pega cheiro. Até ía embalar na “caixa de bolo”, mas as vezes é muito grande e não cabe na geladeira, fora que se for assim é bom desenformar e decorar no mesmo dia da entrega, é assim mesmo? Me ajudaaaaa! Obrigada!

    Curtir

  3. Primeiro: que bolo lindoooooooo! Segundo: Quero uma dica: como é a embalagem dos seus bolos? Estou começando agora e não tenho muita experiência… O último bolo que fiz, mandei para a cliente embalado naquelas embalagens simples de supermercado, acho até feio, mas é prático, pois dá para colocar na geladeira se não entregar no mesmo dia e não pega cheiro. Até ía embalar na “caixa de bolo”, mas as vezes é muito grande e não cabe na geladeira, fora que se for assim é bom desenformar e decorar no mesmo dia da entrega, é assim mesmo? Me ajudaaaaa! Obrigada!

    Curtir

  4. Oi gostaria de saber de posso fazer esse bolo , porém decorar com pasta americana. O Aniversário do meu filho é dia 28/10 e eu mesmo vou fazer o Bolo, ele ama chocolate e achei bem interessante esse bolo, só gostaria de saber então que mesmo com todo esse recheio posso utilizar a Pasta Americana ??? Aguardo resposta meu email é mariacicas@gmail.com

    Obrigada e até logo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s