Carnes

Bouef Borguignon

Não dá pra descrever a sensação ao comer essa carne (antes que me perguntem – Mas você não é vegetariano? – já vou respondendo que fui por pouco tempo, mas não certo pra mim, como não sou muito disciplinado, não soube fazer as substituições nem levar uma dieta bem equilibrada e saudável, e acabei ficando fraco imunologicamente, pegando várias gripes, etc). Não sei se posso associar os 5 meses de vegetarianismo a esses fatos isolados, mas acabei cedendo às tentações da carne novamente. Infelizmente o mundo não é vegetariano. Vou receber críticas, já sei, mas sustento minha posição.
Essa receita eu vi no filme Julie e Julia, simplesmente sensacional assim como o filme. Não sei quem viu o filme, mas logo ao terminar dá vontade de ir pra cozinha e fazer o prato imediatamente. Não pude fazer isso pois assisti o filme numa sexta-feira as 23:00 h.

A receita eu peguei no blog CHEFRS, que eu não conhecia até procurar a receita. Muito legal, merece uma visitada, sem dúvida. O site é muito caprichado e a receita dá super certo.
Caso goste dessa receita, por favor, clique no número 1 (um) lá embaixo.


Ingredientes:

  • 1,5 kg de alcatra
  • 150 g de costela de porco
  • 3 cebolas roxas médias cortadas em rodelas
  • 200 mL de conhaque
  • 500 mL de vinho tinto seco de qualidade
  • 400 mL de caldo de carne
  • 2 dentes de alho
  • Cerca de 20 cebolas pequenas ou chalotas
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Tomilho
  • Salsa
  • 4 folhas de Louro
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 80 g de manteiga
  • Sal
  • Pimenta do reino moída


Modo de Preparo:

Passo 1: Salpique sal e pimenta do reino moída a gosto sobre as porções de carne (comprei medalhões grossos de alcatra). Uma colher de sopa de sal é suficiente. Mais adiante, caso a carne esteja sem sal, haverá um momento para fazer a correção do sal.


Passo 2: Adicione as rodelas de cebola roxa.

Passo 3: Adicione uns ramos de salsa rasgados grosseiramente na mão, as folhas de louro e um fio generoso de azeite.

Passo 4: Coloque de uma vez os 500 mL de vinho tinto. Deixe marinar por, no mínimo, 4 horas na geladeira. Deixei de um dia para o outro.

Passo 5: Na hora de preparar retire a carne da marinada, deixe escorrer bem e reserve os pedaços numa vasilha. Guarde a marinada também.

Passo 6: Numa panela grande que possa ir para o forno coloque cerca de 80 g de manteiga. Acenda o fogo.


Passo 7: Frite todos os pedaços de carne. Deixe dourar bem de um lado antes de virar os bifes.

Passo 8: Só então,depois de dourados, vire os bifes.

Passo 9: Retire os bifes fritos da manteiga e passe-os pela farinha de trigo. Reserve-os.

Passo 10: Na mesma panela adicione a costela de porco. Se for necessário adicione mais manteiga ou azeite.


Passo 11: Frite bem as costelinhas.


Passo 12: Coe a marinada reservada, separe os sólidos do líquido.


Passo 13: Corte um pouco as rodelas de cebola. Jogue fora as folhas de louro.

Passo 14: Coloque aproximadamente 1/2 copo da marinada na panela com a costelinha de porco. Adicione toda a parte sólida da marinada. Deixe cozinhar um pouco por uns 5 minutos.


Passo 15: Adicione os bifes passados na farinha, que estavam reservados.

Passo 16: Adicione o conhaque e flambe. Para flambar é fácil: assim que adicionar o conhaque, afaste um pouco a panela e incline-a; a gordura que espirra sobre o fogo faz com que o conteúdo dentro da panela pegue fogo e flambe. Deixe queimando até apagar o fogo.


Passo 17: Adicione o restante da marinada líquida que estava reservada.

Passo 18: Faça uma espécie de bouquet garni. Faça um amarrado de ervas (salsa, tomilho). Jogue na panela, adicione também o caldo de carne (dissolva um tablete em 500 mL de água fervente). Talvez não precise utilizar todo o caldo de carne. Reserve o que não utilizar.



Passo 19: Agora é o momento de tampar a panela e levá-la ao forno. Como eu não tenho uma panela desse tipo (estou à procura de alguém, com alma caridosa, que me dê uma caçarola Le Creuset de R$ 1300,00 – rsrsrsr), passei todo o conteúdo para uma forma refratária, cobri com papel alumínio e levei ao forno baixo (cerca de 180 oC). Deixe lá por no mínimo 2 horas.

Passo 20: Depois do tempo de forno, retire o papel alumínio (ou a tampa de sua panela) e verifique se a carne já está macia. Se for necessário adicione mais caldo de carne. Se já estiver boa faça as cebolas de acompanhamento. Deixe a carne ainda no forno.


Passo 21: Numa figideira ou sautese adicione um fio generoso de azeite.


Passo 22: Jogue as cebolas descascadas.


Passo 23: Salteie as cebolas até que fiquem douradas.


Passo 24: Adicione à carne que está no forno, deixe mais uns 10 minutos e sirva bem quente.

Anúncios

9 comentários em “Bouef Borguignon”

  1. Bah….preciso experimentar essa carne…só pela foto eu diria que é divina.Mas nao sei se eu vou conseguir flambar o negócio, nunca tentei, rsrs…mas sempre tem uma primeira vez né?!
    E o que pelo amor de Deus é esse bolo ai embaixo???, nessa hr da tarde 17.10hrs, como uma fome a gente vê isso nao vale….só vou entrar no seu blog depois de estar com a barriga cheia…rs…abração

    Curtir

  2. Olá Beto, simplesmente magnifico esse prato, e como vc disse na hora que termina o filme, realmente dá vontade de ir prá cozinha e preparar esse prato, mas como vc, tbém assisti tarde da noite, adorei o filme principalmente por ser verídico. Seu passo à passo está irresístivel, dá mais vontade de fazer a receita, ficou lindo. Bela apresentação. Vou torcer pra alma caridosa realizar seu sonho (hehe) bjs. Uma linda semana.

    Curtir

  3. Comprei o 'Masterting The Art of French Cooking' ontem e vou começar a adapta-lo pro português! Logo em seguida vou tentar recriar o blog que a Julie fez!! Este prato é divino. A alquimia e a mistura de sabores e aromas entre o flambado e o aveludado do vinho que é encorpado lentamente no cozimento é simplesmente de se comer de joelhos! Parabéns pelas fotos e pelo blog!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s