Bolos e Sobremesas

Bolo de Abacaxi com Coco / Pineapple-coconut cake

Dos bolos que faço, sem dúvida esse é o mais pedido, abacaxi com coco. O bolo fica bastante leve, ideal para dias de calor, pois é refrescante. O recheio, bastante cremoso, é neutro, e pode levar outras frutas no lugar do abacaxi, como morangos, kiwi, pêssego. Vai da sua criatividade.
A decoração também é livre e fica a seu critério. Uma coisa que eu tenho feito e que procuro repetir sempre é não cobrir os lados do bolo, para dar uma aparência mais rústica, e deixar à mostra as camadas de recheio do bolo, o que já abre o apetite e a curiosidade de quem vai apreciá-lo. Isso eu aprendi com meu professor de confeitaria, no curso de gastronomia, o professor Maurício.
Muitas pessoas me perguntam: Mas se é o bolo que mais vende, porque você divulga na internet para que outros possam copiá-lo? E eu respondo que sou professor, tenho por quase uma obrigação passar informações adiante. A divulgação do conhecimento para mim é importante. Não gosto da atitude de pessoas que ficam confiscando informações, acho sinceramente lamentável, mas nem todos pensam igual a mim.
Espero que gostem da receita. Ela dá um certo trabalho, mas procurei esmiuçar bastante os detalhes da confecção do bolo, para ficar um pouco mais fácil.

Ingredientes da massa do bolo:

  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico


Modo de preparo da massa:

Passo 1: No bowl da batedeira coloque os ovos e o açúcar. Bata no mínimo 5 minutos em velocidade média/alta. Eu deixo batendo por 10 minutos.

Passo 2: Enquanto bate os ovos, junte todos os secos numa vasilha (farinha e fermento). Misture bem com uma colher esses ingredientes.

Passo 3: Leve ao fogo o leite com a manteiga sem sal e deixe aquecer sem ferver, o suficiente para derreter a manteiga. Reserve. Infelizmente nào fotografei este passo.

Passo 4: Quando terminar de bater os ovos por 10 minutos esta será a aparência da massa.

Passo 5: Com a batedeira desligada adicione, de uma vez, os secos e o leite com a manteiga sem sal derretida.


Passo 6: Ligue a batedeira na velocidade mínima e misture os ingredientes por 10 segundos ou na mão.

Passo 7: Coloque a massa em uma assadeira redonda média, previamente untada (somente em baixo e não nos lados). Eu prefiro utilizar um disco de papel manteiga no lugar da manteiga, como forma de “untar”a forma.

Passo 8: Leve ao forno pré-aquecido a 180-220 oC por uns 35-40 minutos. Faça o teste do palito para saber se está pronto.


Passo 9: Retire-o do forno e espere esfriar um pouco. Costumo deixar a forma cair de uma altura de 30 cm em cima de uma superfície dura, geralmente a mesa da cozinha. Isso ajuda o bolo a não murchar. (Li no livro do Hervé This – Um cientista na cozinha, e dá resultado).


Passo 10: Corte os aros de bolo e reserve-os.

Ingredientes para o recheio de abacaxi e calda para regar

  • Meio abacaxi cortado em cubinhos (despreze a parte central mais dura)
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar
  • 150 mL de água aproximadamente


Modo de preparo da calda e do recheio de abacaxi

Passo 1: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo.

Passo 2: Deixe iniciar fervura e conte uns 2 minutos. Não ferva demais para que o abacaxi não fique com gosto de cozido. Mas ferver o abacaxi por uns 2 minutos é necessário para inativar enzimas que amolecem o creme.


Passo 3: Coe o abacaxi e reserve o abacaxi e a calda separados.


Passo 4: Coloque a calda num aplicador qualquer e reserve.


Ingredientes para o creme:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 vezes a mesma medida de leite
  • 4 gemas
  • 5 colheres de sopa cheias de amido de milho (maisena)
  • 200 mL (1 caixinha) de creme de leite




Modo de preparo do creme:

Passo 1: Numa panela grande coloque a lata de leite condensado. Adicione as gemas peneirando-as sem espremer com a colher. Isso faz com que o creme não fique com cheiro de ovo.


Passo 2: Adicione a maisena. Mexa bastante, com força, para eliminar possíveis grânulos.

Passo 3: Vá adicionando o leite aos poucos, desfazendo os grumos da maisena.

Passo 4: Só agora acenda o fogo e fique mexendo o creme, sem interrupção, até que ele engrosse.


Passo 5: Quando o creme estiver espesso, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem.

Montagem da primeira parte:

Passo 1: Coloque o aro de massa superior na mesma forma que você assou a massa. Quando a forma tem o fundo removível fica mais fácil retirar o bolo depois. Mas caso sua forma não tenha o fundo removível, dá para fazer do mesmo jeito. Aconselho forrar a forma com um pedaço de plástico de cozinha, para facilitar. Eu não coloquei plástico, por isso passo uma dica depois. Regue com a calda para deixar o bolo bem molhadinho. Aqui há outra consideração a ser feita. Muitas pessoas criticam quando o bolo está molhado. Isso é questão de gosto pessoal. No meu caso, eu prefiro molhar bem o bolo, e não é sem razão que este é o bolo mais vendido.


Passo 2: Coloque o abacaxi em cubinhos que estava reservado.

Passo 3: Adicione o creme por cima do abacaxi. Não será necessário adicionar todo o creme. Guarde o restante para comer com frutas, é uma delícia.


Passo 4: Coloque outro aro de bolo.

Passo 5: Regue-o com a calda.


Passo 6: Reserve o bolo (por enquanto).

Ingredientes para a baba de moça:

  • 6 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 mL)


Modo de preparo da baba de moça:

Passo 1: Numa panela coloque o leite condensado. Peneire por cima as gemas.


Passo 2: Mexa bem para incorporar esses ingredientes.

Passo 3: Adicione o leite de coco e mexa bem, só então leve ao fogo. Quando estiver espesso desligue o fogo. Se quiser adicionar coco ralado, o momento é agora, mas eu prefiro somente o sabor do coco nesse bolo. Deixo o coco ralado para o bolo de coco, que é outra receita que faço.

Passo 4: Pegue o bolo que você reservou e continue a montagem. Adicione toda a baba de moça sobre o aro do bolo.



Passo 5: Coloque o último aro de bolo.

Passo 6: Regue com calda. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira. Costumo deixar, no mínimo, 5 horas.


Passo 7: Depois de passadas 5 horas de geladeira, solte o bolo das beiradas.

Passo 8: Caso não tenha colocado um plástico antes da montagem, faça esse furo também, no meio do bolo, para que entre ar e o bolo solte mais fácil do fundo. Caso você tenha forrado com um plástico, o bolo sairá mais facilmente.


Passo 9: Desenforme o bolo no prato de servir.


Passo 10: Bata uma caixinha de creme para chantilly até ficar um chantilly consistente.


Passo 11: Coloque sobre o bolo, distribuindo colheradas generosas.


Passo 12: Alise grosseiramente o chantilly sobre o bolo.


Passo 13: Corte pedaços de abacaxi e faça a decoração juntamente com raspas de chocolate.


UFAAAAAAA!!!!!! Esse post deu trabalho (risos).
Anúncios

61 comentários em “Bolo de Abacaxi com Coco / Pineapple-coconut cake”

  1. Ola! Vou fazer esse bolo no sabado de manha, rechear a tarde e deixar na geladeira ate domingo de manha no aro. Vou cobri-lo com pasta americana para um cha de bebe que acontecera as 3 da tarde. Ou seja, vou tira-lo da geladeira as 10 da manha. E seguro o bolo ficar fora da geladeira por essas horas? Pergunto iss pq tem abacaxi. Moro nos Eua e esta friozinho onde moro. Obrigada, Marcelina

    Curtir

  2. Ola! Vou fazer esse bolo no sabado de manha, rechear a tarde e deixar na geladeira ate domingo de manha no aro. Vou cobri-lo com pasta americana para um cha de bebe que acontecera as 3 da tarde. Ou seja, vou tira-lo da geladeira as 10 da manha. E seguro o bolo ficar fora da geladeira por essas horas? Pergunto iss pq tem abacaxi. Moro nos Eua e esta friozinho onde moro. Obrigada, Marcelina

    Curtir

  3. Ola! Vou fazer esse bolo no sabado e rechea-lo a noite. Vou deixa-lo na geladeira no aro e cobri-lo com pasta americana domingo de manha. E para um cha de bebe. O cha de bebe e no domingo a tarde. O bolo com abacaxi pode ficar fora da geladeira por quanto tempo sem risco de azedar? Moro nos Eua e esta friozinho onde moro. Alguma sugestao para aumentar a durabilidade dele fora da geladeira? Muito obrigada! Marcelina

    Curtir

  4. Hamilton, bom dia!
    Parabéns pelo trabalho na confeitaria e no blog. Fiz a receita e deu certinho, todos os detalhes. Até a parte de “untar a forma apenas com manteiga”, que eu torci o nariz e pensei que não daria certo. E deu!

    Adoro cozinhar, mas a confeitaria nunca foi meu forte, mesmo sendo neta e sobrinha de excelentes confeiteiras.

    Fiz seguindo suas orientações para o aniversário do meu marido e fez muito sucesso. Não sobrou nada e algumas pessoas até saíram daqui de casa com a cópia do passo a passo.

    Parabéns pelo carinho com que realiza este trabalho, compartilhando seu conhecimento.

    Abraço!

    Curtir

  5. Nossa ,essa receita é perfeita ,pretendo fazer um bolo ,para levar ao piquenique de aniversário da minha filha ,sophia, atualmente ela está com 3 meses, beto, eu não tenho muita sorte ,as vezes a receita sai certa mas na maioria não! Esse bolo parece trabalhoso e detalhado, tenho precaução ,de arriscar fazer, você poderia por favor ,me dizer uma receita simples, para um bolo de piquenique, para nossa sophizinha? Obrigado .abraços, parabéns pelo amor ao ofício

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s