Prato Único ou Acompanhamento

Couve Flor Gratinada com Bacon

Esse prato fez parte do almoço de domingo passado aqui em casa. Levei as fotos para postar lá de São Paulo mas não tive tempo durante a semana, então só agora estou atualizando o blog. Já fazia bastante tempo que eu queria fazer couve flor gratinada, pois é um prato que nunca fiz na vida mas sempre achei gostoso. Não procurei por receitas na internet e nem em livros, afinal, é uma coisa fácil de fazer e preparar.
O resultado muito, muito, muito bom. Quem gosta de couve-flor pode fazer sem medo, vai ser um sucesso.

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
RENDIMENTO: 5 porções

CUSTO: R$ 9,00

INGREDIENTES:

  • 1 couve-flor média
  • 150 g de bacon em cubos pequenos
  • 300 g de queijo parmesão ralado
  • 800 ml de leite
  • 40 g de farinha de trigo
  • 40 g de manteiga
  • 1 cebola piquée (meia cebola, 1 folha de louro, 4 cravos)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino em pó a gosto
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1 pitada de noz moscada em pó


MODO DE PREPARO:

Passo 1: Primeiramente prepare o bacon. Coloque 3 ou 4 folhas de papel toalha num prato que possa ir ao microondas e coloque os cubinhos de bacon sobre esses papéis. Leve ao microondas e deixe na potência alta por 2 min e 30 segundos ou mais, até que o bacon seque e a gordura passe para o papel toalha. Dessa forma o bacon fica sequinho e crocante. Caso não estiver bom, deixe mais tempo no microondas, abrindo de vez em quando para certificar-se que não está queimando.

Passo 2: Quando o bacon estiver bem sequinho como na foto a seguir retire o prato do forno microondas e reserve.

Passo 3: Coloque a couve-flor para cozinhar em bastante água com uma colher de sopa de sal diluída na água. Quando os ramos da couve-flor estiverem quase macios, retire a couve do fogo e reserve.


Passo 4: Comece a preparar o molho branco com queijo para gratinar o prato. Esse passo a passo já foi mostrado em várias outras receitas do blog mas estou repetindo aqui para quem perdeu. Comece fervendo 800 mL de leite com a cebola piquée mergulhada. O preparo da cebola piquée é fácil. Corte uma cebola média pela metade, espete uma folha de louro com 4 galinhos de cravo. Mergulhe essa cebola no leite e deixe o leite ferver. Quando tiver fervido, jogue a cebola fora e reserve o leite.


Passo 5: Numa panela coloque a manteiga e a farinha.


Passo 6: Acenda o fogo e comece a misturar esses ingredientes. A manteiga irá derreter e envolver a farinha. De repente tudo começa a empelotar.


Passo 7: Quando empelotar jogue um pouco do leite que foi fervido com a cebola. Mexa bastante após a adição. Com fouet é melhor para bater.


Passo 8: Novamente irá empelotar. Adicione mais um pouco de leite e mexa bastante, com rapidez.


Passo 9: À cada adição de leite o molho empelota. Ao final, quando todo o leite tiver sido adicionado, o creme branco ficará bastante fundido, sem pelotas em seu interior. Porém o molho ainda está sem sal e outros temperos.

Passo 10: Apague o fogo e adicione os temperos. A pimenta do reino, o sal e a noz moscada.


Passo 11: Adicione metade do queijo parmesão ralado. Mexa até derreter o queijo. Reserve.

Passo 12: Coloque os ramos de couve-flor já cozidos num refratário de aproximadamente 25 cm de diâmetro.

Passo 13: Jogue um fio de azeite sobre a couve-flor.


Passo 14: Coloque o bacon desengordurado e frito no molho branco de queijo que estava reservado.


Passo 15: Despeje o molho sobre a couve-flor.


Passo 16: Por último despeje por cima o restante do queijo parmesão ralado.


Passo 17: Leve a forma para gratinar em forno em temperatura alta, de preferência com a grelha mais próxima do teto do forno para gratinar mais rápido. Fica pronto em aproximadamente 35-40 minutos. Só retire quando estiver moreninho.

Anúncios

26 comentários em “Couve Flor Gratinada com Bacon”

  1. Olá!!

    Tudo bem? Meu nome é Ediléia. E procurando no google sites sobre culinária,encontrei este. E quero parabenizá-lo, pois este é o melhor site de culinária que existe. Pois ele ensina o passo a passo, muito importante para quem está iniciando na cozinha. rs.rs.rs

    Vc está de parabéns!! A partir de agora serei uma visitante constante e divulgarei para as minhas amigas também, todas vão adorar.

    Curtir

  2. Oi Hamilton, que delícia de guarnição… amo couve flor!! Realmente parece que foi feito aqui na cozinha de casa, tô até sentindo o cheiro: Boooom!! E o melhor: a cebola você jogou FORA, só ficou o gostinho e “sem texturas” no prato… Hehehe!!
    Parabéns pelo sucesso que é esse blog. Isso é o reconhecimento por todo o seu amor e dedicação… você merece!
    Muitas Saudades, beijos bonitão.

    Curtir

  3. Oi Beto, adooooro seu blog. Sempre ando por aqui pra ver o que vc preparou de bom….nunca postei nenhum comentário em nenhum blog, mas, além de dizer que o seu estilo é divino, queria perguntar qual é a forma de untar a forma que vc adota; é que sempre acompanho o que vc faz e já vi vc untar com papel toalha, apenas papel manteiga e papel manteiga com manteiga rs…se é que vc entendeu.
    bjo brigadu

    Curtir

  4. Boa noite espectacular blog , gostei bastante, secalhar poderiamos fcar amigos de blog 🙂 lol!
    Aparte de piadas chamo-me Jack, e à semelhança de ti escrevo paginas embora o tema principal do meu espaço é muito distinto de este….
    Eu escrevo websites de poker que falam de poker online sem teres de por o teu capital……
    Apreciei muito aquilo li aqui!

    Curtir

  5. BOM, EU NÃO TINHA OUVIDO FALAR E NEM ENTRADO NESTE SITE MAS, EU ADOREI. ENTREI POR ACASO PROCURANDO RECEITAS… GOSTO DE SITES QUE NOS COMPARTILHAM FOTOS, PRINCIPALMENTE DE CULINÁRIA E UM BOM PASSO À PASSO. AMO COZINHAR, APROVAR MINHAS CULINÁRIAS E DEIXAR MEUS CONVIDADOS SATISFEITOS E DE BOCA ABERTA. OS COLOQUEI NOS “MEUS FAVORITOS E VOU INDICAR”.NÃO TENHO UM DIA DA SEMANA OU DATAS ESPECIAIS PARA FAZER E DELICIAR UM BOM CARDÁPIO. OBRIGADA MAS VOU LHE FALAR DE UM MOLHO BRANCO QUE NÃO USA-SE FARINHA DE TRIGO. A MINHA É ” DEPENDENDO DA QUANTIDADE DO QUE SE VAI SER COBERTO PELO MOLHO EMM PROPORÇÕES: LEVA : AZEITE OU ÓLEO COMUM DE COZINHA, ALHO PICADO, BACON PICADO FRITO, ACRESCENTO APÓS DOURADO CREME DE LEITE, OS DE CAIXINHA MESMO OU FRESCO, COMO PREFERIR. QUEIJO PARMESÃO RALADO OU FRESCO RALADO. MEXA BEM E DEPENDENDO DA TEXTURA DESEJADA VAI ACRESCENTANDO LEITE OU NÃO, CHEIRO VERDE PICADO, NÓZ MOSCADA E PIMENTA À GOSTO.COZINHE A COUVE FLOR NORMALMENTE ESCORRA E JUNTE Á ESSE MOLHO CUBRA COM O RESTO DO QUEIJO COLOQUE-O PARAR GRATINÁ-LO.HUMMMMM, FICA UMA DELÍCIA EU SÓ FAÇO MOLHO BRANCO DESTA FORMA,CREME DE LEITE ,QUEIJO RALADO NÓZ MOSCADA, PIMENTA DO REINO, CHEIRO VERDE,À, EU FAÇO TAMBÉM ESSE MOLHO COM CAMARÕES REFOGADOS ACRESCENTANDO COM TUDO ISSO O CATUPIRI OU REQUEIJÃO COMUM COM UM CALDO DE PEIXE OU CAMARÃO… BOM EU ESPERO QUE TENHA SIDO UMA BOA DICA E PROVEITOSA ASSIM COMO FOI A DE VCS. BJS

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s