Carnes

Filet Mignon com Pinhão e Ervilhas Tortas

Estou passando o início de minhas férias de julho na casa da minha mãe, em Londrina, Paraná. Como todos sabem o sul do Brasil é a terra dos pinhões. Eu particularmente gosto muito de pinhões e aproveitei a minha estada aqui para descansar bastante, assistir filmes, fazer downloads de músicas, brincar com o Ipod novo que ganhei do meu pai que reside nos EUA, enfim, estou me divertindo bastante.
Os papéis estão um pouco trocados, eu estou cozinhando pra minha mãe e ela só come… Vidão de rainha.
Bom, resolvi preparar um filet mignon de minha autoria, sem me preocupar em buscar receitas na internet. Combinei os ingredientes de acordo com o que vinha na minha cabeça e, no final, saiu este prato bastante equilibrado e gostoso. Filet mignon é sempre muito bom, bem macio, e que combinou bastante com a crocância das ervilhas tortas e a maciez dos pinhões, de sabor bem suave e simples.


DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 2 horas ( o pinhão é difícil de descascar)
RENDIMENTO: 3 a 4 porções
CUSTO: R$20,00

INGREDIENTES:

  • 500 g de filet mignon em medalhões
  • 150 g de ervilhas tortas
  • 200 g de pinhões
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • óleo para fritar
  • sal a gosto
  • Pimenta do reino em pó
MODO DE PREPARO:
Passo 1: Tempere a carne com sal e pimenta do reino em pó, a gosto. Coloque um pouco de óleo na frigideira, deixe esquentar bastante e coloque alguns medalhões de filet mignon para fritar. Não coloque muitos de uma vez porque, dessa forma, eles soltam água e os medalhões acabam cozinhando em vez de fritar.


Passo 2: Quando estiverem bem tostados de um lado, vire-os e frite o outro lado. Retire-os quando estiverem no seu ponto de preferência. Eu gosto ao ponto para menos, com a carne ainda rosada no seu interior. Reserve-os.


Passo 3: Na frigideira onde foram fritos os medalhões, coloque a cebola em rodelas, as ervilhas tortas e um pouco de sal. Frite tudo até que as ervilhas cozinhem um pouco mas ainda fiquem crocantes. Se necessário adicione um pouco mais de óleo ou azeite, ou ainda água.


Passo 4: Adicione os pinhões previamente cozidos com água e sal e descascados. Essa foi a pior etapa, pois descascar pinhões dá trabalho. Eu tenho um descascador, mas como estou na casa da minha mãe, e aqui não tem, tive que descascá-los um a um, na mão. Demora e chega a dar calos nos dedos. Cozinhei-os por 15 minutos em panela de pressão.

Está pronto. Fica muito saudável e é uma delícia. Servi acompanhado de salada de tomates e cebola crua e arroz branco soltinho.

Anúncios

9 comentários em “Filet Mignon com Pinhão e Ervilhas Tortas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s