Prato Único ou Acompanhamento

Cozido Madrileño – PUCHERO

A história desse puchero é a seguinte: liguei para meu amigo Luis e sua família me oferecendo para almoçar lá no domingo. Ele disse que tudo bem, mas que tudo seria à base de camarões (coisa que eu detesto – rsrsrs). Então eu falei que iria para desfrutar da companhia dessa família que adoro, mas que levaria o meu almoço de casa, que eles não se preocupassem.
Então fiz o puchero, mas é claro que fiz em grande quantidade para servir a todos.
Nunca tinha feito este cozido e confesso que ficou delicioso. Na dúvida de qual receita utilizar da internet, misturei 3 receitas pegando os ingredientes que melhor havia em cada uma das receitas. Foi bastante elogiado, assim como todos os pratos feitos com camarão.


DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 2 horas (se as carnes forem dessalgadas na véspera)
RENDIMENTO: 15 porções
CUSTO: R$ 23,00

Ingredientes:

♦ 500 g de grão de bico
♦ 300 g de lombo defumado salgado
♦ 200 g de linguiça portuguesa defumada (1/2 linguiça)
♦ 300 g de acém
♦ 1 paio
♦ 1/2 repolho em gomos
♦ 1 tomate médio picado
♦ 1 cebola média mcortada em pétalas
♦ 3 batatas médias
♦ 1 cenoura grande
♦ 2 dentes de alho picados
♦ 2 colheres de sopa de salsinha picada
♦ 2 colheres de sopa de azeite
♦ sal a gosto

Modo de preparo:
Passo 1: Dessalgue o lombo um dia antes (deixe-o coberto com água e troque a água algumas vezes). Coloque esta e todas as outras carnes numa panela de pressão grande, cortadas em cubos ou rodelas e cubra-as com água. Cozinhe por 45 minutos na pressão.

Passo 2: Em outra panela de pressão coloque o grão de bico com uma colher de sopa de sal, cubra com água (3 dedos acima da superfície) e cozinhe na pressão por 40 minutos.


Passo 3: Depois que as duas panelas estiverem com seus cozidos prontos, escorra a água das carnes. Pegue o conteúdo da panela de grãos de bico cozidos e transfira para a panela das carnes.


Passo 4: Adicione mais água se necessário (2 dedos acima do nível da superfície).

Passo 5: Adicione a cenoura cortada em rodelas.


Passo 6: Adicione as batatas cortadas em cubos médios.

Passo 7: Adicione o tomate cortado em cubos, sem as sementes.

Passo 8: Adicione as cebolas em pétalas.


Passo 9: Adicione os gomos de repolho.

Passo 10: Adicione as colheres de salsinha picada.


Passo 11: Se necessário adicione mais água até alcançar a superfície.

Passo 12: Adicione o azeite.


Passo 13: Adicione os dentes de alho picadinhos.

Passo 14: Feche a panela e deixe cozinhar por 15 minutos na pressão. Retire o vapor da panela sob a água fria, abra a panela e teste a consistência dos grãos, das carnes e dos legumes. Corrija o sal e sirva quente, com arroz branco.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O DESAFIO DE ANIVERSÁRIO DO BLOG RECEITA PASSO A PASSO

No mesmo almoço outros pratos maravilhosos foram servidos, todos levando camarões como ingrediente principal.

CAMARÃO FRITO NO ALHO E ÓLEO.


MOQUECA DE CAMARÃO

CAMARÕES EMPANADOS FRITOS

Esse foi o prato da Angela. Aparência muito bonita, pena que não consigo comer camarão.

Anúncios

24 comentários em “Cozido Madrileño – PUCHERO”

  1. Beto se eu fosse neste almoço iria comer o prato que vc fez, pq tb não gosto de camarão.Já tinha ouvido falar deste prato, mas não tinha idéia de como era. Tenho certeza que iria adorar pelos ingredientes. A melhor parte é que é tudo feito praticamente numa só panela.Deve ser um prato ótimo para o frio, pois parece bem reconfortante.Muito legal o seu gesto de fazer o suficiente para todos provarem.Bjs 🙂

    Curtir

  2. Querido Beto, isto é que é um almoço de domingo nota 10. Amei tudo, diferente de você, adoro camarões, mas este Puchero, realmente está lindo demais. Este é um dos poucos pratos que provavelmente não farei aqui em casa, porque dr. marido não gosta de grão-de-bico, aí já viu??? Não importa, conheci uma comida nova e diferente. Bj grande.

    Curtir

  3. Beto amigo, sempre tive muita curiosidade de provar o Pucheiro, principalmente pq adoro grão de bico! Esse seu me aguçou o paladar e também tantos pratos com camarão!Hummm!Beto, eu amo camarão! E vc sabe que não posso fazer nada com camarão pq meu marido não pode sentir nem o cheiro! RsrsBeto, cada qual com seu cada qual…rs Se eu pudesse ter ido contigo, passaria um dia sem comer para provar todos os pratos rsrsBeijos

    Curtir

  4. Ufa!!! Finalmente consegui por a leitura do seu blog em dia….Do pudim de LC na abóbora, as batatinhas do strogonoff estavam demais, estalando, o bolo com nozes…. menino, muita coisa boa…achei super interessante o seu ‘desafio’ de aniversário. Ri à beça com suas ‘restrições’… e quem não as tem, né não!vou anotar, para participar tb!Beijinhos

    Curtir

  5. Grande Beto, para primeira vez, vc fez tudo certinho. Como sugestão, antes de colocar as carnes, dê uma fritada em alguns dentes de alho muido e depois sim vc junta o grão de bico e depois tudo. Vai ganhar mais sabor. Um recado para colega Teia de Brasilia, adorei seu perfil, me identifiquei com todas as musicas e filmes. Para quem realmente gosta de cozinhar, só faltou na sua relação de filmes ” A Confraria de Babet” Abçs a todos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s