Bolos e Sobremesas

Bolo de cenoura com cobertura de dois chocolates

Esse bolo de cenoura foi feito na terça-feira à tarde, num momento em que eu não tinha o que fazer aqui em casa, já estava cansado de internet, de ficar perambulando feito um zumbi sem fazer praticamente nada, então resolvi me mexer e fui pra cozinha. Ainda bem que as férias estão acabando pois está difícil manter o peso. Emagreci 4 quilos antes do Natal e não recuperei por muito custo, pois os doces das férias e o sedentarismo apontavam para o contrário.

 

Também, aqui em casa as coisas funcionam assim, quando faço essas receitas e pelo fato de morar sozinho, saio distribuindo para os amigos, porteiros do prédio, para que me ajudem a dar um fim. Foi o caso desse bolo, fiquei com algumas fatias pra mim e saí distribuindo o resto. O porteiro toda hora que eu passo comenta: Aquele bolo “tava” demais!!!. Realmente, ficou delicioso, massa bem molhadinha, e cobertura nem um pouco enjoativa por causa do chocolate meio-amargo. Espero que vocês gostem desse bolo, apesar de algumas falhas que eu vou mostrar durante a receita.

DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 15 minutos
RENDIMENTO: 14 fatias
CUSTO: R$ 12,00

Ingredientes para o bolo:

♦ 250 g de cenouras (2 médias)
♦ 1 xícara de chá de açúcar peneirado (180 g)
♦ 1 xícara e 1/2 de chá de farinha de trigo peneirada (190 g)
♦ 2 gemas
♦ 2 claras em neve
♦ 40 g de manteiga sem sal derretida
♦ 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de preparo:

 

Passo 1 : Unte a forma (utilizei uma de 18 cm de diâmetro) e também prepare forminhas de muffins caso queira porções pequenas. Reserve-as.

 


Passo 2: Passe as cenouras por um processador de sucos, uma centrífuga. Aqui tem pessoas que preferem utilizar o liquidificador para fazer menos sujeira. Eu não concordo, pois o bolo feito com o suco da cenoura fica muito mais amarelinho do que com as cenouras batidas no liquidificador. Não ligo para a sujeira. Enquanto o bolo assa, a louça é lavada e quando o bolo sai do forno, a cozinha já está limpa.

Passo 3: Reserve o suco das cenouras e o bagaço (Desde quando cenoura tem bagaço??? rs).


Passo 4: Na batedeira coloque as claras e bata-as em neve firme.


Passo 5: Reserve as claras em neve na geladeira.


Passo 6: Na mesma vasilha da batedeira, sem lavá-la, coloque as gemas, o açúcar peneirado e a manteiga derretida.


Passo 7: Bata em velocidade média até que todos os ingredientes fiquem bem misturados e o creme fique um pouco esbranquiçado.


Passo 8: Adicione o suco de cenoura ao creme.


Passo 9: Adicione as fibras (bagaço) da cenoura e bata por mais alguns instantes em velocidade média.


Passo 10: Pare a batedeira e adicione a farinha de trigo peneirada. Ligue a batedeira e, em velocidade baixa, misture os ingredientes por 1 minuto.


Passo 11: Adicione as claras em neve que estão reservadas na geladeira.


Passo 12: Envolva as claras em neve sem bater. Tentei nas próximas 3 fotos mostrar o movimento que deve ser feito, de baixo para cima, revirando a massa por cima das claras. Faça esses movimentos até que a clara esteja bem integrada aos outros ingredientes.


Passo 13: Adicione o fermento de uma vez e continue envolvendo naqueles movimentos lentos.


Passo 14: Distribua a massa na forma untada. Aqui foi um pequeno erro. Coloquei massa demais na fôrma, dá pra ver, não??? Devia ter colocado um pouco nas forminhas de muffins que estavam preparadas, mas achei que aqui daria certo.

Passo 15: Leve ao forno, acenda o fogo alto (255ºC – 280ºC) e espere assar por 45 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito ou faca. Se sair limpo está pronto.


Passo 16: Retire do forno e espere esfriar. Como podem ver, o bolo não coube na fôrma, mas não tem problema não, como vai cobertura, tudo se resolve.


Passo 17: Desenforme depois de frio (outro erro meu, não esperei esfriar). O bolo ficou com algumas partes faltando que ficaram grudadas na fôrma (comi tudo aquelas raspinhas – rs). Aqui o bolo está pronto para ser coberto.

Ingredientes e modo de preparo da cobertura:
♦ 1 caixinha de creme de leite
♦ 250 g de chocolate meio-amargo
♦ 150 g de chocolate branco
Passo 1: Pique os chocolates em pequenos pedaços para facilitar seu derretimento. No meu caso o chocolate branco que eu tinha em casa já estava em lascas.
Passo 2: Coloque as lascas de chocolate meio amargo numa vasilha de vidro e leve ao microondas sob potência alta por 2 minutos. Ligue o microondas e a cada 20 segundos abra-o e mexa bem o chocolate fora do microondas.
Passo 3: Continue fazendo isso. A cada 20 segundos retire do microondas e mexa mais um pouco.


Passo 4: Quando já estiver bem cremoso não precisa voltar para o microondas. O próprio calor do vidro termina de derreter o chocolate.

Passo 5: Adicione meia caixinha de creme de leite e mexa bem. Se endurecer um pouco volte ao microondas mais alguns segundos.
Passo 6: Quando estiver bem cremoso já está pronto para aplicar no bolo.

Passo 7: Vire todo o creme (ganache) de chocolate sobre o bolo.


Passo 8: Com uma colher ou espátula cubra as laterais do bolo. Reserve.


Passo 9: Faça o mesmo procedimento com o chocolate branco. Derreta-o no microondas.

Passo 10: Adicione o restante do creme de leite sobre o chocolate branco.

Passo 11: No caso do chocolate branco, ele ficou mais duro, como se fosse recheio de trufa.


Passo 12: É só mexer bastante com a colher, voltar um pouco para o microondas, mexer mais um pouco e ele fica bem cremoso.


Passo 13: Aplicar sobre o bolo, por cima do outro chocolate, sem muita preocupação com estética.

Agora é só cortar e servir, ou sair servindo os porteiros, os amigos (risos).

Bom, agora estou de saída para Resende, RJ. Volto só amanhã, beijos.

 

Anúncios

38 comentários em “Bolo de cenoura com cobertura de dois chocolates”

  1. Hamilton!!Adoro quando o bolo transborda da assadeira e fica meio tortinho… assim a gente vai comendo, comendo até acertar… pelo menos é assim que eu faço em casa!! Ahahahah… Meu Deus, só de olhar engordei horrores! Que sorte do porteiro hein? Poxa vida!O seu ficou lindo, amarelinho… humm!Você sempre se saindo muito bem!!Beijos…

    Curtir

  2. Que pena que o bolo transbordou, mas achei que vc ia colocar massa nas forminhas de muffin tb.A receita que tenho é bem rendosa e se coloco numa forma pequena o bolo fica com um morrinho em cima.Infelizmente não tenho centrífuga, dai tenho que fazer mesmo no liquidificador. Mas já fiz tb com cenoura ralada no ralo grosso. Fica bom.Gostei da calda de 2 cores para variar.Bjs 🙂

    Curtir

  3. Oi Beto, sua cozinha é sempre uma delicia! Parabéns. Entrei aqui agora para procurar seu Frango Atropelado, meu marido trouxe um lindo inteiro resfriado para assar para amanhã. Acabo de ver que está faltando ingredientes para faze-lo. Meu querido, sua nova foto aqui no blogue, está otima, como sempre “Bonitão”! Acabou janeiro, agora 2009 começa, um beijão da Priscila (paulista que mora em MG).

    Curtir

  4. Beto meu querido! O seu bolo está maravilhoso! Mostrar os erros é o máximo, pois, a gente só aprende fazendo e para acertar bem, a gente precisa errar. Eu desenformo os bolos pelando Beto, paciência foi uma coisa que não ficou pra mim. Que bolo mais caprichado Beto. Sei que o bolo de cenoura é muito engrato, pq ele gruda mesmo no fundo, se a gente desenformar quente. Olha eu faço meu bolo de cenoura com cobertura de guaraná, pq acho enjoativo a de chocolate, e quando faço com chocolate uso a de chocolate meio amargo!Mas, essa cobertura por cima de chocolate branco, ficou show! Parabéns Beto! Beijos e bom domingo!

    Curtir

  5. Lenice, o grande problema é que os bolos de cenoura levam muito óleo, e se os ingredientes não estiverem equilibrados, acontece isso mesmo.
    Você pode fazer essa minha receita que vai pouca manteiga e, para não solar, não ficar abrindo a porta do forno para ver se está bom. Espere ele ficar bem dourado por cima, e o cheiro de assado bem predominante (uns 40-45 minutos) para só então você abrir o forno. Bjs.

    Curtir

  6. Olá! Desde que vi o seu blog fiquei empolgada para fazer suas receitas. Fiz o bolo de cenoura hoje e todo mundo aqui em casa adorou! Meu namorado disse que ficou “intenso”! Já escolhi as próximas receitas que vou fazer. Bolo de nozes para o niver do meu pai e bolo trufado de chocolate para o niver do meu primo que AMA chocolate! =) Ah e todos já sabem que eu estou pegando as receitas do blog do Chef Hamilton! Um abraço.
    Ps.: Seu jeito simples e detalhado de explicar as coisas é muito legal. Adoro os comentários extra-receitas. hehehe

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s