Sopas, cremes ou caldos

Sopa Cremosa de Mandioquinha (Batata Baroa)

Ontem eu estava revirando a gaveta de legumes e verduras da geladeira e me deparei com mandioquinhas que estavam lá há umas 2 semanas. Estava me esquecendo delas, então para não estragar resolvi fazer uma sopa, até porque ontem estava friozinho. Nunca fiz essa sopa, então dei uma procurada na internet, achei receitas no Doce Casinha, no Doces Encontros, dois blogs que eu visito sempre. Daí dei a minha incrementada e saiu essa delícia aqui de baixo. Comi dois pratões, adeus regime.

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 40 min
RENDIMENTO: 3 porções
CUSTO: R$ 10,50

Ingredientes:

♦ 750 g de mandioquinha descascada
♦ 1 cebola média picadinha
♦ 1 dente de alho amassado
♦ 1/2 caixinha de creme de leite
♦ 100 g de bacon cortado em cubos
♦ 1 tablete de caldo de carne
♦ Sal, pimenta do reino e azeite
♦ Cheiro verde picadinho


Modo de preparo:

Passo 1: Coloque 2 litros e meio de água numa panela grande e 1 colher de sopa de sal.

Passo 2: Coloque as mandioquinhas descascadas para cozinhar. Quando estiverem macias, reserve-as.

Passo 3: Enquanto as mandioquinhas ficam cozinhando, prepare o bacon. Eu não gosto de bacon frito, pois fica excesso de gordura, prefiro fazê-lo no microondas. Forre um prato que possa ir ao microondas com 4 folhas de papel de cozinha (daqueles rolos absorventes). Distribua os cubos de bacon sobre esses papéis.

Passo 4: Leve ao microondas e deixe por 1 minuto em potência alta.

Passo 5: Abra o microondas. Com um garfo mexa nos pedaços de bacon e volte ao microondas por mais 1 minuto. Repita esse procedimento de levar ao microondas e abrir a cada 1 minuto e mexer com o garfo até que o bacon saia fritinho e bem sequinho. No meu caso demorou 5 minutos.
Passo 6: Numa panela coloque 3 colheres de sopa de azeite e a cebola para fritar. Frite até que ela fique transparente.

Passo 7: Adicione o alho.

Passo 8: Coloque o bacon frito na panela.

Passo 9: Frite bem até começar a “pegar” no fundo da panela.

Passo 10: Adicione 500 mL de água.

Passo 11: Adicione pimenta do reino a gosto.

Passo 12: Quando a água levantar fervura, vire todo o conteúdo da panela no copo do liquidificador. Alguns pedaços de bacon ficam na panela, não se preocupe.
Passo 13: Adicione as mandioquinhas cozidas e escorridas.

Passo 14: Bata tudo por um minuto, até que a mistura fique homogênea e bem cremosa.

Passo 15: Volte o conteúdo do creme para a panela onde sobraram os pedaços de bacon.
Passo 16: Adicione o tablete de caldo de carne um pouco amassado.

Passo 17: Esse passo é opcional. Com um mixer, bata o creme para despedaçar um pouco os cubos de bacon. Poderia ter feito tudo no liquidificador, mas aqui eu controlo melhor o batimento.
Passo 18: Deixe ferver por uns 3 minutos, mexendo sempre para não grudar na panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite que confere o paladar aveludado à sopa creme.

Passo 19: Sirva num prato fundo salpicando um pouco de cheiro verde picado sobre a sopa. Adicione também queijo parmesão ralado se tiver em casa. Torradas ou simplesmente pães franceses fazem um ótimo acompanhamento para a sopa.

Anúncios

27 comentários em “Sopa Cremosa de Mandioquinha (Batata Baroa)”

  1. Que bom que vc disponibilizou um e-mail. Facilita muito a comunicação com o pessoal. Com o mesmo nome do blog é legal, pois é fácil de lembrar.O meu é diferente, pois era um e-mail que eu já possuia, dai não quiz criar outro novo.Já ouvi muito falar de batata baroa, mas nunca comi. Esta sopa ficou maravilhosa!Adorei a sugestão de fritar o bacon no micro. Muito boa!O creme de leite deve dar um paladar divino a sopa. Eu ainda provei assim. Aqui não estou encontrando Creme de leite. Espero que não suma do mercado.Bjs e boa semana!

    Curtir

  2. Olá Beto.
    Estava na mesma situação que vc , com uma boa porção de batatas baroas na geladeira que comprei pra fazer outra coisa e foi ficando…Aproveite que tá mt frio aqui em Itatiaia e resolvi dar uma pesquisada na receita de sopa pq comi uma vez em outro lugar e amei e achei sua receita, resultado? Sem comentários……
    Parabéns mt bom seu blog.
    Me tornei fã.
    Bjs

    Curtir

  3. Olá meu querido,
    TÔ te visitando pela 1a. vez e amei seu Blog, principalmente o cuidado que vc tem em editar foto por foto do passo-a-passo da receita. Acabei de chegar da feira e comprei mandioquinha, daí vim direto pra internet procurar uma receita e me deparo com essa maravilha. . . Amei, tá de parabéns, bjs.
    Debby

    Curtir

  4. Chef , essa receita ficou de chef..e eu me senti a própria fazendo essa receita ..rs.. e modéstia à parte, mas fiz essa receita para os meus pais que chegam hoje à noite de viagem, e ficou o fino, aprovadíssima!! Eles vêem do calor para esse friozinho que faz em Floripa, e nada melhor que uma sopa “recomendada” de mandioquinha.. e sua receita, Chef Hamilton, foi perfeita. Amei.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s