Bolos e Sobremesas

Pudim de Leite Condensado na Abóbora Cabotiã

Esse doce eu aprendi com a professora Marissol que trabalha comigo. Ela promoveu um almoço na casa dela há uns 3 anos atrás e fez esse doce. Fiquei com ele na cabeça, mas nunca parei pra fazer. Ontem fiquei pensando em o quê apresentar de novidade por aqui e ele me veio à cabeça novamente, então resolvi testar. Ele fica maravilhoso. Claro que aparecem alguns errinhos, que eu tratei de consertar e vou passar a receita já certa para todos. Ah!!! No final desse post eu coloquei um video pra mostrar como fica a textura (sou eu espetando o doce com o garfo). Espero que gostem.

DIFICULDADE: Média.
TEMPO DE PREPARO: 2 horas
PORÇÕES: 12 a 15
CUSTO: R$ 7,00 (muito barato e o doce tem jeito de doce fino)

Ingredientes:

♦ 1 abóbora cabotiã
♦ 5 ovos (gemas peneiradas)
♦ 1 lata de leite condensado
♦ A mesma medida de leite
♦ 6 gotas de essência de baunilha

Para a calda:
♦ 200 mL de água
♦ 6 colheres de sopa de açúcar
♦ 1 cravo
♦ canela em pau

Modo de Preparo:

Passo 1: Abra um furo na parte superior da abóbora. Tente fazer esse furo o mais redondo possível. Mas é bem difícil. Muito cuidado para não se cortar pois a casca é muito grossa e dura.

Passo 2: Retire a “tampa” da abóbora.

Passo 3: A etapa mais difícil do doce. Retire todas as sementes por esse furo. Cuidado para não passar muito a colher nas paredes da abóbora pois pode danificá-la. Para retirar as sementes que ficam pelas beiradas internas da abóbora facilita um pouco entortar a colher, fazendo um gancho. Junto com as sementes sairá aquele material que envolve as sementes, bastante fibroso.
Passo 4: Encha uma panela com água, encha a abóbora de água e vire-a dentro da água. Se vc não encher a abóbora de água ela vai boiar. Coloque junto para cozinhar a “tampa” da abóbora. Ela vai servir para saber o ponto do cozimento. Eu coloquei a panela no fogo, demorou uns 15 minutos para levantar fervura e deixei cozinhando, depois que ferveu, por mais 5 minutos. Aqui que eu errei. Acho que quando levantar fervura você deve retirar a abóbora da panela. No final achei que ela ficou um pouco mais mole do que devia, mas nada que tenha estragado meu dia , não. Tem pessoas que gostam das sementes de abóbora assadas e salgadas, se for esse seu caso, lave as sementes e depois as asse.

Passo 5: Agora é hora de preparar o pudim de leite condensado tradicional. Coloque no liquidificador uma lata de leite condensado.

Passo 6: Coloque as 5 gemas numa peneira, fure-as e deixe escorrer para dentro do copo do liquidificador. Não passe a colher senão as películas da gema cairão e deixarão o pudim com cheiro de ovo.

Passo 7: Adicione as claras.

Passo 8: Por último adicione o leite e algumas gotas de essência de baunilha.

Passo 9: Bata tudo no liquidificador por um minuto.

Passo 10: Coloque a mistura dentro da abóbora. Se sobrar um pouco da mistura, leve-a ao forno também em separado, dentro de uma vasilha de vidro coberta com papel alumínio.

Passo 11: Encha bem lembrando de deixar espaço para a “tampa”. Não se preocupe se escorrer um pouco para fora.

Passo 12: Enrole em duas camadas de papel alumínio.

Passo 13: Leve ao forno alto por 1 hora.

Passo 14: Depois de uma hora assando, retire do forno, abra um pouco as camadas de papel alumínio e retire a tampa da abóbora. O líquido terá baixado um pouco. Sem a tampa, volte o papel alumínio cobrindo a abóbora e leve ao forno novamente por mais 20 minutos.

Passo 15: Abra o forno, retire a abóbora e espete o pudim, se ele já estiver bom, a faca sairá limpa. Se ainda não estiver bom, retorne ao forno novamente até chegar o ponto.

Passo 16: Retire do forno, recoloque a “tampa”, espere esfriar e leve para a geladeira, deixando de um dia para o outro.

Passo 17: Faça a calda. Numa panela coloque os ingredientes, leve ao fogo e retire quando estiver no ponto de calda mole. Lembre-se, depois de esfriar ela vai engrossar mais e ficará mais viscosa.

No outro dia, quando o doce estiver bem frio, retire-o da geladeira, corte em fatias. Elas ficam com a parte da abóbora para fora e o doce por dentro. Acrescente a calda por cima (gelada também) e aprecie. Uma delícia. A combinação de pudim de leite condensado com abóbora é PERFEITA.

Anúncios

30 comentários em “Pudim de Leite Condensado na Abóbora Cabotiã”

  1. Beto querido, estou encantada com esta receita, nunca tinha ouvido falar em nada parecido, o vídeo confirmou o que as fotos refletem, e que muito me agrada, a maciez deste doce, aff, esta é para fechar a festa com nota 1000! Ah, adorei a foto nova, você ficou ótimo e o dog que é uma paixão minha, é muuuito fofo. Parabéns por tudo. Bj da amiga.

    Curtir

  2. Oi Beto! Que legal, tem até video! Tinha uma amiga, que já está aí no Brasil, que queria fazer esse pudim na abóbora, e a gente ficou conversando e falando acho que faz assim, eu vi na internet faz assado…bom, ela tentou fazer e eu não, mas parece que foi bem trabalhoso e acho que não deu muito certo! Na primeira oportunidade vou passar esse post pra ela, acho que ela vai adorar!!Parabéns!!Beijinhos

    Curtir

  3. Olá Beto, obrigado pelo carinho, passei sim umas boas Festas, e como ainda não o fiz, aproveito para lhe desejar um Feliz Ano cheio de realizações, e muita saúde, o que é importante o resto vem por acrescimo,já vi no seu outro blog, que fez visita á sua mãe, espero que tb, tenha “matado saudades” amigo,mas ficam sempre não é verdade? pões é mais uma maravilha com abóbora, e que lindo tão explicado para toda a gente entender, adorei muito, sabe as minhas velhoses, também lhe damos o nome de fofos, pq, ficam realmente muito fofos, amigo fique bem beijinhos.

    Curtir

  4. Oi Beto feliz 2009! Voltei ontem. Cheretar sua cozinha é sempre pra lá de ótimo, só delicias, só novidades. Eu já tinha assistido a muito a Ana Maria Braga fazer um pudim assim, acho que era na moranga no vapor. Já sua achei que até eu encaro. Já sou viciada em Cabochan, compra toda semana, nem que seja 1/4 dela. Um abração que 2009 seja otimo para você. da Pri (MG)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s