Prato Único ou Acompanhamento

Galinhada Caipira (com frango)

Agradeço a visita de cada internauta que deixa um recado nos meus comentários. É por vocês que eu tenho vontade, cada vez mais, de postar receitas fáceis e interessantes no intuito de ajudar aqueles que não sabem cozinhar e também dar idéias para aqueles que já cozinham e sabem melhor do que eu.
Hoje eu trago pra todos os visitantes uma receita deliciosa de Galinhada Caipira (usando frango mesmo). Essa receita é muito livre e qualquer um, na hora de fazê-la, pode adicionar seus ingredientes preferidos, como milho, ervilhas, bacon, linguiça calabresa picada, queijo ralado, etc. Eu fiz dessa forma como está demonstrado aqui, e ficou muito boa.

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 1 h 20 min.
CUSTO: R$ 13,00
RENDIMENTO: 5 porções

Ingredientes:
• 1 quilo de frango picado (eu não uso o peito, gosto mais das partes menos nobres do frango, como coxa, sobrecoxa, asas, costelas, etc)
• 2 copos americanos de arroz lavado e escorrido
• 2 copos de água fervente
• 1 colher (sobremesa rasa) de açúcar
• 2 cebolas médias
• 3 dentes de alho picados
• suco de 1 limão
• meio pimentão verde picado
• 3 tomates médios picados (eu usei 6 mini tomates italianos)
• 1 xícara de cheiro verde picado
• 2 caldos de galinha
• sal a gosto
• pimenta a gosto
• óleo a gosto


Modo de Preparo:

Passo 1: Temperar o frango em pedaços com o alho, 1 cebola picada, o suco de limão, os dois caldos de galinha, a pimenta e um pouco de sal (1 colher de sobremesa + ou -). É melhor que se tempere o frango duas horas antes de preparar a galinhada, para que ele absorva os temperos.


Passo 2: Numa panela grande coloque óleo a gosto e uma colher rasa de sobremesa de açúcar.

Passo 3: Aqueça a panela até o açúcar caramelizar.

Passo 4: Adicione os pedaços de frango temperados anteriormente e deixe-os fritando. Observe que na hora que os pedaços de frango são adicionados o açúcar vira uma bala pois o frango gelado esfria o conteúdo da panela. Não se preocupe, continue fritando os pedaços de frango que o caramelo voltará a derreter e dará cor ao frango. Frite-o até ficar bem dourado.


Passo 5: Quando estiverem bem dourados retire os pedaços de frango da panela e escorra o excesso de óleo, pois o frango solta muita gordura, e não ficará um alimento muito saudável se deixar todo o óleo na panela.

Passo 6: Volte então o frango para a mesma panela, e deixe-o ficar mais dourado.

Passo 7: Quando a cor do frango estiver do seu agrado coloque os outros ingredientes de uma vez. Os tomates picados, o pimentão, a outra cebola (essa não picada, mas cortada em pétalas grandes).


Passo 8: Adicione o arroz lavado e escorrido.

Passo 9: Adicione os dois copos de água fervente. Neste ponto você deve provar a água de cozimento e verificar se há necessidade de correção do sal. Quando a água estiver secando, prove o arroz para ver se já está macio. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água.


Passo 10: Espere toda a água secar, desligue o fogo e jogue por cima da galinhada o cheiro verde picado. Dê uma mexida e está pronto.

Anúncios

116 comentários em “Galinhada Caipira (com frango)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s