1 – Coloque o leite para ferver em uma panela ou leiteira grande. Adicione uma espécie de bouquet preparado com metade de uma cebola. Nessa metade coloque uma folha de louro e crave com 4 galhos de cravo da índia. Fique de olho, e quando o leite ferver, desligue o fogo, deixe uns 5 minutos e despreze a cebola, o louro e os cravos no lixo.
2 – Numa outra panela, aqueça a manteiga sem sal, e adicione a farinha de trigo de uma vez. Mexa com uma colher rapidamente. O resultado será uma farinha totalmente empelotada.
4 – À medida que você vai mexendo o leite com a farinha, a farinha integra todo o leite e a massa volta a empelotar. Novamente adicione mais leite com a concha. Cuidado com a temperatura do fogo. É melhor trabalhar com um fogo médio.
5 – Vá adicionando mais leite, mexa bem com o fuê e você verá que o molho branco vai tomando forma, e já está ficando bem cremoso. Por enquanto está parecido ainda com aquela cola de farinha que fazíamos para confeccionar pipas.
6 – Quando estiver nesse estágio, pode-se virar o restante do leite sobre o molho. Agite bem com o fuê e verifique a consistência. Caso goste do molho menos espesso, adicione mais leite. Nesse ponto do preparo do molho o leite que se quer adicionar a mais pode ser frio.
8 – Adicione o creme de leite. Um bom molho branco deve ter creme de leite em sua formulação. É o creme de leite que dá o toque aveludado do molho na boca. Se quiser, nesse estágio, pode-se adicionar queijo parmesão ralado, porém, muito cuidado com o sal para não salgar demais.
9 – Por último adicione uma pitada de noz moscada ralada. Está pronta a primeira parte da receita. Você verá que o molho está delicioso, com um sabor inigualável.
1 – Primeiramente prepare o bacon. Você pode fritá-lo numa frigideira. Eu prefiro comprar aquelas bandejas de bacon picado da Sadia, Perdigão ou outra marca qualquer. Espalho o bacon sobre duas folhas de papel absorvente, em um prato. Coloco no microondas, ligo na potência maior e, de tempos em tempos, abro o microondas para verificar se está no ponto que quero.
2 – Quando o bacon estiver bem frito, retire do microondas e reserve.
3 – Numa panela coloque o azeite, o óleo, deixe esquentar bem. Então adicione o alho poró. Mexa para espalhar bem as fatias do alho poró.
4 – Adicione as ervilhas já previamente descongeladas (caso utilize as congeladas).
5 – Adicione o pinhão cortado em fatias finas (ele deve estar previamente cozido). Eu cozinhei-os por 5 minutos em panela de pressão.
7 – Adicione a pimenta dedo de moça, sem as sementes, e picada.
9 – Adicione o cheiro verde picado (eu sempre tenho congelado).
10 – Por último adicione o bacon previamente frito.
11 – Nessa etapa você irá misturar à fritada de vegetais e bacon, o molho branco que está reservado. Misture bem os dois molhos e faça a correção de sal, se necessário.
12 – Uma vez pronto o molho, jogue-o por cima do macarrão de sua preferência. Eu sempre prefiro o fettuccine, que é um macarrão largo e que “pega” bem o molho. Pronto, agora é só degustar esse, modestamente, prato dos deuses. Acompanhe com um bom vinho. Eu aconselho o frisante Riccadonna, suave, adocicado.
Esta massa é um verdadeiro petisco!
CurtirCurtir
Beto, li seu post lá no Batedeira e não tive como adorar seu cantinho gastronômico. Voltarei aqui sempre. Abraços!
CurtirCurtir
Adorei visitar esta cozinha! Explicar as receita, passo a passo, através de fotos dá imenso trabalho, exige empenho e total dedicação. Parabéns!Gostei imenso de visitar este cantinho. Voltarei.beijinhos
CurtirCurtir
Beto que receita maravilhosa e quanta dedicação amei de verdade um beijo. Natércia…
CurtirCurtir
Adorei sua receita de parisiense por levar alho-poró (amoo) e principalmente a dica das castanhas de caju ou amendoim, pq não gosto de bacon. Receita anotada. Com ctz farei e depois te conto!!!
CurtirCurtir
só tenho uma palavra a dizer:FAN-TÁS-TI-CO!!!!
CurtirCurtir
Maravilhoso seu molho parisiense..com alho poró.!!!!.amei..adoro receitas com alho poró..ficam divinas!!!e..as fotos dão até fome só de olhar!!!anotadissima a receita…um abraço..
CurtirCurtir
Beto,essa receita é uma maravilha, vai pra minha lista de fazer com urgência.Mas vamos combinar que o bolo Sensação 3 recheios está espetacular, além de compinar sabores maravilhosos.Você é muito talentoso.Bjim
CurtirCurtir
huuuummmmmm que delícia!para mim, só tiraria a cebola 😀 bjs
CurtirCurtir
é, eu não gosto de cebola.. mas eu uso, só se for beeeeeem picadinha, quase imperceptível, só para dar um saborzinho mesmo 😉
CurtirCurtir
Aqui te que se sem bacon, o marido é zen.
CurtirCurtir
Beto que molho maravilhoso . agora que aqui em ampinas está frio e chuva vai ser bom fazer esta receita!!! Bjks e ótimo fds
CurtirCurtir
Beto, choveu o dia todo aqui em Campinas, tempo ideal para testar a sua receita e sugestão do vinho…Fiz e o pessoal daqui de casa aprovou ! Muito bom mesmo !Abraços,Yasmin
CurtirCurtir
Olá,Adorei chegar aqui e já encontrar o alho-poró!Também gosto demais dele, sempre tenho em casa…Esta massa deve ter ficado muuuuuuuuuuito boa!Já zanzei pelo blog, hummmmm, muitas sugestões deliciosas!Beijinhos,
CurtirCurtir
Beto, obrigada pela visita no PG! Adorei o modo didático como mostra as receitas, não tem como não errar! Todas as sugestões são deliciosas, parabéns!
CurtirCurtir
Uia, receita bacana! =D Só tiraria o creme de leite, =xSem querer sem chato, mas o molho branco clássico, béchamel, não vai creme de leite não, tá?
CurtirCurtir
Muito legal Beto, eu também faço postagens de algumas receitas passo-a-passo e sei como é trabalhoso, mas um blog bem feito no nosso caso(chef de cozinha) é um belo cartão de visitas, né!Abraços…Mauricio Toccimelhordacozinha.blogspot.com
CurtirCurtir
Este comentário foi removido pelo autor.
CurtirCurtir
Olá Amigão!! Não acredito que você ensinou essa receita passo a passo… eita trabalheira danada! Mas realmente vale a pena. Estou aqui para dar o depoimento de que esse prato feito pessoalmente pelo Beto (que por sinal cozinha maravilhosamente bem) é de comer rezando, o molho é estupendo… muuuuito bom! Eu que ODEIO CEBOLA, nem senti a presença das ditas!! Agora, o alho poró é um caso à parte… rsrsrs! Parabéns pelo seu capricho e consequente sucesso! Beijos.
CurtirCurtir
Amei o seu cantinho!!!Esta massinha está divina.Mas que trabalho fotos passinho a passinho lindo…beijinhos doces
CurtirCurtir
Adoro este teu passo – a – passo é ótimo!
CurtirCurtir
Adoro massas assim, a LA SPOLETO!! Que delícia! Parabéns! Beijos!
CurtirCurtir
Renato, este macarrão dá de dez a zero no parisiense tradicional. Maravilhoso!bjs
CurtirCurtir
Wow… adorei este seu molho com a dica de cozinhar a cebola no leite… vou fazer logo… um abraço
CurtirCurtir
Ontem foi níver do meu marido e recebemos alguns amigos em casa. Alguns deles não comem carne e só lembrei disso quando já havia pensado numa massa à bolonhesa.
Corri pra net buscando uma receita saborosa de um segundo molho.
Achei este blog, fiquei encantada com o capricho da postagem e a receita.
Fiz com a certeza que iria ficar bom, apenas não incluí o pinhão.
Fui bastante elogiada e recomendei o seu blog.
Parabéns!
CurtirCurtir
Nossa!! Sem duvida esse molho parece ser divino! Desculpe minha ignorância, mas essa quantidade de molho é indicada para quantas pessoas?! E quanto seria, em xícaras ou colheres, 50g de farinha?! Parabéns pelo blog!
CurtirCurtir
Oi Denise, essa quantidade de molho é suficiente para 3 porções bem servidas ou 4 porções normais. 50 gramas de farinha correspondem a aproximadamente 2 colheres de sopa cheias.
CurtirCurtir