Bolos e Sobremesas

Bolo Sensação 3 Recheios

Esse bolo foi feito no domingo passado, e degustado como comemoração do aniversário da Lilian (28/04) e do Lunardello (27/04). O pessoal gostou bastante, fui muito elogiado. Foi muito gostoso passar bons momentos com meus amigos da Universidade, muita descontração, e momentos de amizade. E um marketing discreto dos meus bolos (rs).

Ingredientes:

 

Bolo Pão de ló Branco

6 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água fervendo
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Bater os ovos com o açúcar por 10 minutos. Adicionar o óleo e o sal e bater por mais um pouco. Em outra vasilha misturar o fermento com a farinha. Ir adicionando aos poucos essa mistura à massa do bolo, alternando com a água fervente. Utilizar assadeira com fundo removível aro 24 a 26, untando somente o fundo. Assar por aproximadamente 1h:05min à 205ºC. Desligar o forno e deixar a tampa semi-aberta até o forno esfriar, para o bolo não murchar.

Bolo Pão de Ló de Chocolate

6 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
2 xícaras e meia de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de água fervendo
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato

Modo de preparo:
Bater os ovos com o açúcar por 10 minutos. Adicionar o óleo e o sal e bater por mais um pouco. Em outra vasilha misturar o fermento, o chocolate, o bicarbonato e a farinha. Ir adicionando aos poucos essa mistura à massa do bolo, alternando com a água fervente. Utilizar assadeira com fundo removível, untando somente o fundo. Assar por aproximadamente 1h:00min à 205ºC. Desligar o forno e deixar a tampa semi-aberta até o forno esfriar, para o bolo não murchar.

Calda para Molhar o Bolo
Para molhar o bolo, 600 mL de água e 3 colheres de sopa de açúcar + 5 gotas de essência de rum. Levar até quase a fervura. Melhor utilizar gelada.

Recheio de Doce de leite

Utilizar uma lata ou pote de doce de leite industrializado de sua preferência.

 

Recheio de Creme de Limão

1 lata de leite condensado
Suco de 4 limões
1 caixinha de creme de leite (200 mL)

Modo de preparo:
Bater no liquidificador o leite condensado e o suco de limão até engrossar. Após adicionar o creme de leite e bater mais um pouco. Leve para gelar na geladeira e depois de 2 horas aplicar no bolo.

Recheio de Baba de Moça

1 lata de leite condensado
6 gemas peneiradas
1 vidro de leite de côco (200 mL)

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes numa panela e ir mexendo até engrossar. Não deixar ferver.

 

Chantilly
Utilizar uma caixinha de chantilly Uh-La-La sabor chocolate e seguir as instruções da embalagem para preparo. Caso não o encontre, utilize o Amélia, mas durante o preparo terá que adicionar uma colher de sopa de chocolate em pó (de boa qualidade – Nestlè ou Garoto).

1º Passo: Ajeitar um aro removível (de aço inoxidável) para bolo em cima de uma base de isopor. Caso não tenha aros em casa, utilize a própria forma onde foi assado o bolo.

2º Passo: Coloque uma fatia (disco) de bolo de chocolate. Você pode cortar o bolo de chocolate com faca grande, ou linhas fortes de costura. É bom utilizar uma guia que direcione os fios ou a faca, para que o corte saia o mais perfeito possível.


3º Passo: Regue o bolo com a calda. É preciso regar bem para que o bolo fique bem úmido e mais gostoso. Porém, não se deve regar demais, pois se o bolo ficar escorrendo antes de cortar, a apresentação não ficará muito adequada.


4º Passo: Coloque o primeiro recheio, que no caso foi o doce de leite.


5º Passo: Espalhe bem o recheio de doce de leite.


6º Passo: Coloque por cima um disco de bolo branco, cortado da mesma forma que o bolo de chocolate.


7º Passo: Regue novamente esse disco de massa com a calda. Troquei a vasilha para regar, pois não me acostumei com a anterior.

8º Passo: Coloque o segundo recheio sobre o bolo. No meu caso utilizei o recheio de creme de limão.


9º Passo: Espalhe bem o recheio de limão sobre o bolo.


10º Passo: Coloque um disco de bolo de chocolate sobre o recheio de limão.


11º Passo: Regue novamente com a calda.


12º Passo: Coloque o terceiro recheio, a baba de moça feita de ovos.


13º Passo: Espalhe bem o recheio de baba de moça.


14º Passo: Coloque o último disco de bolo, dessa vez branco. Não esqueça de regar com a calda (eu esqueci).


15º Passo: Deixar em geladeira por, no mínimo, 4 horas. É melhor deixar overnight.
16º Passo: Retirar o aro e confeitar o bolo. Eu utilizei chantilly sabor chocolate. Coloquei cerejas para decorar e uma flor de chocolate feita em molde de silicone.

Anúncios

90 comentários em “Bolo Sensação 3 Recheios”

  1. betoooo eu sou tua fã meu nome é carol e queria saber fazer um bolo assim bem lindo e gostoso, então dia 21 é meu aniversário e vou fazer um bolo vou usar toda tua receita porem vou trocar o chantily por pasta de leite, oque tu acha???? VOu fazer o pão de ló igual os 3 recheios sendo que vou trocar o de doce leite por algum de chocolate POR FAVOR ME DIZ UM BEM GOSTOSO DE CHOCOLATE?????? Obrigado desde já amor!

    Curtir

  2. Oi Unknownn, tudo bem?
    Acredito que a troca que vc vai fazer do chantily por pasta de leite fique boa sim. Quanto ao recheio de chocolate, eu gosto muito de ganache de chocolate. Faço um pouco mais firme pois fica no meio do bolo, se fosse cobertura faria mais mole. A receita de ganache para recheio é 600 g de chocolate meio amargo ou blend e 2 caixinhas de creme de leite (400 ml). Corte o chocolate em lascas, adicione o creme de leite e derreta junto no banho maria. Não deixe a água do banho maria ferver, para não estragar o chocolate. Abraços.

    Curtir

  3. Olá Beto. Descobri este blog porte tinha uma dúvida e foi muito útil ver algumas das suas receitas passo-a-passo. Só queria dizer, que o recipiente com 3 bicos que vc usou para deitar a calda, aqui em PT é usado na pastelaria para fazer os “fios de ovos”. Um doce conventual muito característico de todo o país(óptimo para enfeitar e rechear bolos ou fazer outros doces conventuais).
    A melhor maneira de “enxarcar” um bolo sem ser em demasia, é com um pincel bem grosso, que depois de ensopado espalhamos uniformemente o líquido pelo bolo, sem exagerar.
    Sucesso para as suas receitas e felicidades :))

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s